O secretário de segurança pública do Rio Grande do Sul, Cesar Schirmer, recebeu nesta quarta-feira (4) os coordenadores geral e adjunto da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS), 1º Sargento Ubirajara Ramos e Tenente Coronel Ederson Freitas, para tratar de assuntos como os PLC 278 e 279 que abordam respectivamente da lei de transição e lei de fixação de efetivo do Corpo de Bombeiros Militar, visto sua emancipação da BM em 2014.

O objetivo da ABERGS foi debater o conteúdo proposto nos respectivos projetos, já que não contemplam o objetivo da Associação que é a melhoria do serviço público, assim como a valorização do servidor bombeiro militar. Foi apresentado pela ABERGS os pontos nefrálgicos do projeto, como o não cumprimento da lei 10.992, no que tange a conversão de vagas dos futuros terceiros sargentos extintos; outra demanda levantada pela ABERGS é a questão dos Oficiais e Praças bombeiros que já fizeram seus cursos de formação, no qual o Estado investiu mais de R$ 100 mil reais, e que neste momento encontram-se em processo judicial o qual a ABERGS objetiva mantê-los na Corporação, visto que estes profissionais são de suma importância tanto na atividade de prevenção como de combate ao incêndio.

Para o coordenador geral da ABERGS, Ubirajara Ramos, é importante que o projeto de reestruturação do Corpo de Bombeiros seja aprovado o quanto antes visto o tamanho atraso por parte do Governo do Estado. “Também é importante que direitos conquistados durante os anos não sejam infringidos prejudicando os servidores do Corpo de Bombeiros Militar”, disse.

Já para o coordenador adjunto, a luta da ABERGS sempre visou o desenvolvimento e prestação de serviços do Corpo de Bombeiro Militar, e como entidade única do Soldado mais moderno ao Coronel mais antigo o objetivo da ABERGS é construir um Corpo de Bombeiros forte e valorizar Praças e Oficiais, como já se resume sempre no lema da ABERGS, “Unidos em um só corpo. Corpo de Bombeiros”.

Ao final da reunião o secretário Cesar Schirmer, demonstrou-se aberto ao diálogo, falando da importância da separação dos Bombeiros da Brigada Militar, e que o objetivo é aprovar o quanto antes o projeto que já está na Assembleia Legislativa. Schirmer disse ainda que vai analisar os apontamentos da ABERGS para que da melhor maneira possível sejam contemplados, e assim fazer com que o Corpo de Bombeiros possa se desenvolver a pleno.

O secretário parabenizou a ABERGS pelo trabalho desempenhado em prol do Corpo de Bombeiros e sua emancipação, bem como a maneira como vem construindo e dialogando com o Estado. O assessor jurídico da secretaria, Capitão Roger, também destacou a importância da ABERGS, visto que já trabalhou em conjunto com a ABERGS na construção de possíveis emendas para ao menos alinhar os anseios do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Assessoria ABERGS, Daiane Roldão da Silva