A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) participou do Simpósio da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) na quinta feira (9), durante o XVII SENABOM, em João Pessoa – Paraíba. Durante o Simpósio foram apresentados diversos trabalhos científicos, além da realização de debates sobre os inúmeros óbitos decorrente dos acidentes aquáticos. No sábado (11), foi realizada uma competição de salvamento aquático na praia do Cabo Branco.
A ABERGS durante o encontro com os diretores da Sobrasa aproveitou para firmar uma parceria, com o objetivo de fomentar ações preventivas e capacitação futuramente no Rio Grande do Sul.
“Devemos trabalhar em ações que antecedem o processo reativo, inclusive ampliando a parceria entre órgãos não governamentais, ou seja, devemos ensinar os primeiros socorros, orientando crianças, jovens e adultos na conscientização sobre os perigos das águas, seja em piscina, rio, lago ou mar”, disse o coordenador geral adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco.
Esta parceria segundo o diretor médico da Sobrasa, David Szpilman “deve fortalecer a missão da SOBRASA, que é ampliar cada vez mais a proposta de trabalho aos órgãos não governamentais e instituições governamentais, com o objetivo de minimizar este grave problema que afeta toda a sociedade brasileira nas mais diversas regiões do país”, disse.
“Este foi um primeiro passo, uma conversa muito importante que nos comprometemos em levar adiante. É preciso estar muito capacitado para realizar salvamentos aquáticos, e o Rio Grande do Sul possui homens e mulheres que realizam este trabalho com bravura, porém devemos sempre pensar adiante, e a Sobrasa demonstrou-se um importante parceiro para ações de prevenção e capacitação”, destacou Ederson.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva