Os Coordenadores Geral e Geral Adjunto da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco e 1º Sargento Ubirajara Ramos, foram recebidos na tarde desta terça-feira (26) pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Jr, e a Chefe de Gabinete Delegada Flávia Frey. O encontro que já era aguardado pela ABERGS, precisou ser remarcado diversas vezes devido a pandemia de Coronavírus, foi realizado no Gabinete do vice-governador, e abordou temas como o Plano de Carreira do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), requerimentos represados para publicação em Diário Oficial do Estado, entre outras demandas.

Durante o encontro, os Coordenadores debateram a questão da Carreira própria do CBMRS; o encaminhamento de uma legislação por parte do Governo para permitir que os Militares da Reserva do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, possam optar pela formalização da reserva no CBMRS. Também foi tratada a possibilidade do Curso Superior Bombeiro Militar – CSBM, para que se dê início a duas turmas simultâneas com 25 alunos cada, visto a necessidade urgente de efetivo de Capitães na Corporação; e o chamamento de excedentes do concurso para o Curso de Soldado Bombeiro Militar.

O Coordenador Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, destacou a importância do diálogo transparente com o Poder Executivo. "Mesmo dizendo e apresentando a nossa contrariedade com as ações do Governo, nos mantemos prontos para apresentar ao governador e seu vice as demandas de nossos associados, além de primarmos por um debate construtivo e colaborativo que esteja em defesa dos direitos de Oficiais e Praças do CBMRS, mantendo com isso a nossa união representativa de sempre", disse.

Devido à falta de efetivo no Oficialato, foi debatida a possibilidade de substituição horizontal no exercício das funções para todos os Oficiais, do Subalterno ao Superior. Além disso, foi tratada a questão da regulamentação do decreto que prevê a Defesa Civil, como missão constitucional dos Corpos de Bombeiros Militar, como está descrito na Constituição Federal, e assim passar de forma legal ao CBMRS, o qual está em desacordo dentro da Casa Militar.

Também foi abordada a questão da irregularidade no contracheque dos Militares após a implementação do subsídio; níveis de soldados e a necessidade da devida correção; além dos pedidos de reserva que estão represados, fato de extrema importância para os Militares que já exerceram atividade na Instituição e merecem a sua reserva, tendo no mínimo, os seus direitos legais assegurados pelo Estado.

“É necessário corrigir distorções legislativas que trouxeram prejuízos aos Militares, criando mecanismos legais de valorização, desta forma, uma carreira própria militar, fim dos níveis de soldado, substituição horizontal, e reconhecimento dos veteranos que sempre atuaram no Corpo de Bombeiros, e a melhor forma do Governo corrigir estes erros e ABERGS estará nesta luta até obter êxito.", disse o Coordenador Geral Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos

O vice-governador e secretário de segurança, Ranolfo Vieira Jr. se comprometeu em dar encaminhamento junto a Secretaria da Fazenda, sobre a questão dos contracheques e a reserva dos Militares que já solicitaram. A ABERGS pediu urgência nestas demandas e irá enviar documentações que servirão como subsidio para estes encaminhamentos, conforme solicitado.

Ranolfo também se comprometeu com a pauta do Plano de Carreira do CBMRS. O vice-governador está ciente da necessidade do debate e da participação da ABERGS no processo, assim como da legislação que prevê uma carreira própria para o CBMRS. Em momento oportuno, após os debates e encaminhamentos, Ranolfo se comprometeu em apoiar e dar a devida atenção por parte do Governo do Estado.

O vice-governador por fim, parabenizou as ações da ABERGS, que buscam o entendimento e valorização de todos os seus associados, do Soldado ao Coronel, procurando a construção de uma carreira própria, e demonstrando atenção e zelo quanto aos problemas que afetam diretamente os direitos dos associados, bem como outros problemas que atingem os Militares, afirmando que reconhece a ABERGS, como entidade representativa dos Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros Militar do RS.

Imagens: Júlia Soares / Gabinete vice-governador