A ABERGS reuniu-se no dia 29 de abril com o Comandante da Brigada Militar, para tratar da Autonomia administrativa, operacional e financeira do Corpo de Bombeiros prometida pelo Governador Tarso Genro, no dia 02 de julho de 2012 e que até o momento não foi concretizada.
Coronel Fábio destacou que o Governo tem envidado esforços para melhorar a estrutura da Corporação, passando pela qualificação do efetivo, até o aporte de equipamentos e elevação salarial. “Serão adquiridos mais 30 veículos para o Corpo de Bombeiros, incluindo 13 caminhões auto-bomba-tanque. Do total do orçamento da Brigada Militar, 25% são destinados aos Bombeiros”.
O Coordenador da ABERGS, Ubirajara Ramos, que vem percorrendo todo o Estado ouvindo e colhendo as demandas dos bombeiros, relatou que o sentimento do efetivo é de reconhecimento em relação a algumas medidas tomadas pelo governo, porém em sua grande maioria demonstra frustração visto os mesmos acreditarem que este governo daria a Desvinculação dos Bombeiros, devido toda e discussão ocorrida junto a sociedade e através das diversas ferramentas democráticas que o governo implementou e que infelizmente foram ignoradas, visto todas demonstrarem o real desejo do efetivo e dos cidadãos.