Com o objetivo de percorrer todos os quartéis do 5º BBM, os coordenadores geral, adjunto e adjunto de finanças da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) completaram na sexta-feira (20) roteiro realizado na Serra gaúcha. A visita ocorreu nos municípios de Gramado, Canela, São Marcos, Vacaria, Veranópolis, Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Antônio Prado (visita cortesia aos bombeiros voluntários), com a finalidade de conhecer a estrutura dos quartéis, ouvir o efetivo e compartilhar informações diretamente ligadas ao bombeiro militar.

Em Caxias do Sul os coordenadores foram recepcionados pelo Comandante do 5º BBM, Tenente Coronel Cleber Valinodo Pereira, e também pelo Oficial do Estado Maior, Major Ederson Cunha. “A receptividade em todos os quartéis foi ótima, esclarecemos dúvidas, repassamos informações para o efetivo, principalmente no que diz respeito as legislações, proposições e gestão desta nova fase do Corpo de Bombeiro Militar do nosso Estado”, disse o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos.

“As conversas foram em altíssimo nível, os profissionais estavam preocupados com diversas informações e felizmente conseguimos esclarecer todas”, completou o coordenador adjunto de finanças, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski.

Conforme os coordenadores uma das maiores preocupações do Comandante do 5º BBM é a segurança dos profissionais. “Nos foi relatado que a falta de efetivo certamente é um dos maiores desafios a superar já que hoje diversos quartéis estão fechados. A prioridade também é a segurança dos bombeiros que atuam diretamente no combate a incêndio”, disse Ubirajara.

Novos associados

Somente na área do 5º BBM, a ABERGS conquistou a confiança de mais 77 colegas bombeiros, que associaram-se, acreditando que a Associação está cumprindo seu papel de entidade representativa que luta pelos direitos dos militares bombeiros. “Estamos muito felizes pela confiança dos colegas, diariamente participamos de audiências, reuniões, para tratar da falta de efetivo, da necessidade de uma boa estrutura para se prestar um serviço de excelência. Somos gratos e certamente continuaremos lutando em prol dos bombeiros de todo Estado”, disse o coordenador adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco.

Fonte: Assessoria ABERGS, Daiane Roldão da Silva