Após quatro dias de estrada, os coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) encerra nesta sexta-feira (3) no município de Soledade o roteiro realizado pelos quartéis do 7º BBM. Os coordenadores geral, adjunto e adjunto de finanças, 1º Sargento Ubirajara Ramos, Tenente Coronel Ederson Franco, e Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski passaram por Guaporé, Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Getúlio Vargas, Erechim, Nonoai, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Carazinho e por fim Soledade.
Durante os quatro dias, os profissionais destes municípios puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho da ABERGS, e conforme o coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco, “foram momentos de troca, ouvimos o que os quartéis e os profissionais precisam, falamos o que estamos fazendo no que diz respeito às leis de complementares de desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar e também sobre as leis federais sobre a Reforma da Previdência”.
No decorrer dos dias os coordenadores conheceram a realidade dos quartéis que sofrem com a falta de efetivo e horas extras e demais problemas que obrigam alguns a fechar por 24h ou mais as portas. “Lamentamos que isso aconteça, mas infelizmente a segurança dos homens e mulheres bombeiros também deve ser levada em consideração. Muitas vezes quem atende a ocorrência, dirige o caminhão e atende o sinistro é a mesma pessoa. Fomos treinados e amamos trabalhar com a proteção as pessoas, mas precisamos lutar e pressionar o governo para melhores condições de trabalho”, disse o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos.
Também durante as visitas, foram esclarecidas dúvidas sobre a ABERGS e o quanto ela pode ajudar o profissional bombeiro, além do que ela oferece ao associado. “Ultimamente vencemos ações que fizeram com que o Banrisul restituísse o desconto do 13º dos associados da ABERGS, lutamos para que o bombeiro não seja prejudicado por ações desrespeitosas vindas do Governo do Estado, diariamente os coordenadores estão reunidos com o Comando ou com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, justamente para garantir os direitos básicos do bombeiro”, destacou o coordenador adjunto de finanças Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski.
A ABERGS agradece a recepção carinhosa e atenciosa de todos os quartéis e em breve divulgará os locais do próximo roteiro.
Unidos em um só corpo. Corpo de Bombeiros!
Fonte: Assessoria ABERGS, Daiane Roldão da Silva