A ABERGS, ao longo de seu trabalho - Bombeiros em Ação! Rumo à Emancipação - nestas eleições, busca incessantemente convencer à Sociedade Gaúcha, de que os Bombeiros de nosso Estado prestarão um melhor serviço à comunidade, quando tiverem sua autonomia administrativa e operacional.

A Associação vem conversando e debatendo com os candidatos ao Governo, defendendo as nossas propostas. Então, resolveu entrevistar o candidato à Deputado Estadual do Partido dos Trabalhadores, Carlos Todeschini, que trata em seu projeto de segurança pública a Desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, constituindo uma instituição Militar com autonomia administrativa e operacional.

ENTREVISTA COM O CANDIDATO A DEPUDADO ESTADUAL CARLOS TODESCHINI:

1) ABERGS: Qual sua opinião sobre o serviço de Bombeiro e sobre o profissional que desempenha a atividade?

TODESCHINI:

O serviço de extinção de incêndios combinado com as ações de defesa civil são essenciais em qualquer cidade. Essa é a garantia que a população possui de estar protegida contra acidentes e catástrofes naturais. O Corpo de Bombeiros, nos últimos anos, tem sofrido um grande descaso por parte das administrações com um constante desaparelhamento, FALTA DE EFETIVO E DE APOIO TÉCNICO.Hoje é preciso resgatar a AUTO ESTIMA da corporação e não permitir que haja novos prejuízos A ESSES SERVIDORES QUE TANTO NOS HONRAM COM SEU TRABALHO E DEDICAÇÃO.

2) ABERGS: Como tomou conhecimento sobre o tema autonomia do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul?

TODESCHINI:

Na verdade, acompanho os avanços conquistados pelos bombeiros de outros Estados e acredito que com relação a este tema “autonomia”, o RS está atrás dos demais. Passei a ter convicção de que essa mudança é necessária após as discussões da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que aconteceu em Brasília no ano de 2009, quando foi ressaltada a necessidade de se manter as atribuições constitucionais e a autonomia do Corpo de Bombeiros Militares. Também estive presente em um evento na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul no dia 4 de março, no qual esteve presente o ex-deputado Francisco de Assis Nunes de Santa Catarina e o Major Cesar Nunes do Corpo de Bombeiros daquele Estado, e o tema da discussão foi a autonomia dessa corporação em Santa Catarina. Para isso, juntos temos que lutar pela definição de um piso salarial, formação e capacitação continuada e melhores condições de trabalho, onde sejam assegurados à corporação recursos específicos para a aquisição de equipamentos e tecnologias modernas que permitam a esses profissionais mais segurança e agilidade nos salvamentos.

3) ABERGS: Qual sua postura sobre a autonomia do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul?

TODESCHINI:

Como já ressaltei antes, acredito que a população e os profissionais estão perdendo com a atual vinculação do Corpo de Bombeiros à Brigada Militar. Esses são dois serviços essenciais, que devem agir de forma combinada e integrada, considerando as competências de cada um. Por isso, é necessário que existam autonomias administrativas, treinamentos diferenciados e também recursos específicos para cada uma destas corporações. Assim, estaremos permitindo que as duas sejam fortes e reconhecidas. Tenho certeza que a desvinculação vai resultar no aumento dos municípios atendidos e por conseqüência na melhoria da prestação de serviço e das atividades preventivas contra incêndio.

4) ABERGS: Elegendo-se deputado estadual como será sua atuação em relação à autonomia do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul?

TODESCHINI:

Como Deputado Estadual vou levar ao conhecimento do governador e defenderei que os bombeiros tenham um comando próprio e independente. Entendo que a rotina desses profissionais deve estar voltada para as missões que constam em lei. Sei que juntos vamos conseguir uma maior motivação dos servidores e também uma maior identificação da corporação com as comunidades onde está presente.

5) ABERGS: Qual sua mensagem para os Bombeiros gaúchos?

TODESCHINI:

Pretendo, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul exercer um mandato em defesa da Segurança Pública e, sobretudo, para garantir ao Corpo de Bombeiros autonomia administrativa, financeira e operacional. Assumo o compromisso de, junto com toda a corporação, construir projetos de lei que atendam as demandas do Corpo de Bombeiros, defendendo seus interesses junto ao Governo do Estado.

Quer conhecer melhor o candidato e suas propostas segue o link:www.todeschini13001.blogspot.com