O coordenador geral da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS), Ubirajara Pereira Ramos, reuniu na tarde desta segunda-feira (5), com o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Adriano Krukoski, com o Comandante da Academia de Bombeiro Militar, Major Romeu Rodrigues da Cruz Neto, e com o Chefe da Assessoria de Gestão Estratégica, Major Everton de Souza Dias. O objetivo da conversa foi elucidar alguns fatos e esclarecer demandas levantadas pelos associados da ABERGS.
Veja alguns pontos abordados durante a reunião e a posição da ABERGS:
Corpo de Bombeiros de Candiota – A realidade do município em relação ao Corpo de Bombeiros é lamentável visto que a prefeitura não cumpriu com o convenio de Bombeiros Mistos. Não tendo outra alternativa o Quartel de Bombeiros do município será fechado, visto que havia apenas um bombeiro está atuando na Região, algo que não acontece em nenhum lugar do mundo. A ABERGS, apoia a decisão do comandante do Corpo de Bombeiro visando a integridade e proteção do servidor do município de Candiota.
Fardamento – Foi realizado o pedido da compra de duas peças completas de fardamento para os militares a partir de recursos estaduais provenientes de convênios que foram repassados a Secretaria da Fazenda. Outros recursos também foram destinados para a aquisição, já autorizadas, de 15 motos-aquáticas, que atuarão na Operação Golfinho. Infelizmente o processo de aquisição do fardamento e motos está parado devido a burocracia do Estado justamente a Secretaria da Fazenda que mesmo já aprovada ainda não liberou a verba para a realização das compras.
Plano de Carreira – A ABERGS participou de vários movimentos de discussão com o Comando da Brigada Militar e suas entidades representativas em relação ao Plano de Carreira da categoria. Por sua vez a entidade especificou a necessidade de se ter um Plano de Carreira especifico para o Corpo de Bombeiros Militar, com Praças e Oficiais da corporação. O Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Adriano Krukoski, por sua vez aprovou e afirmou que enquanto não há lei própria de carreira para os profissionais bombeiros, o Plano será o mesmo da BM com suas devidas alterações. Porém o entendimento do Comandante Krukoski se alia ao da ABERGS, que no momento propicio irá discutir um Plano de Carreira especifico para a Corporação do Corpo de Bombeiros Militar.
Leis estruturantes – Krukoski informou que a lei de transição está em pronta, e que a Lei de Fixação de efetivo ainda está sendo concluída, conforme conversas já realizadas com a Casa Civil e demais organizações do Governo do Estado. O prazo para encaminhamento das leis para a Assembleia Legislativa é até o final de setembro, onde o Comandante espera que seja encaminhado em caráter de urgência para apreciação na Casa Legislativa.
CTSP e CBA – Foi informado à ABERGS que as questões para as provas do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP) e Curso Básico em Administração (CBA) já foram elaboradas e encaminhadas para a Companhia Rio Grandense de Artes Gráficas (Corag), porém o processo está parado devido uma decisão do governo em chamar aprovados para o curso de formação de soldados. A ABERGS, por sua vez também pleiteou junto ao Comandante da Academia de Bombeiro Militar e o Comandante do Corpo de Bombeiros, a possibilidade da realização do CBA juntamente a Academia de Bombeiro Militar. Ambos comandantes afirmaram sua posição em apoio, confirmando que estão articulando para que o CBA seja realizado na Academia de Bombeiro Militar. Em relação ao Curso de Formação de Soldados, onde já foram chamados 106 aprovados, os comandantes informaram que após reunião com a Secretaria de Segurança do Estado foram anunciados mais 154 aprovados para o curso de soldados, que serão chamados imediatamente para o curso de formação.
Assessoria ABERGS