Com sede no município de Tramandaí o 9º Batalhão de Bombeiro Militar (9º BBM), foi escolhido para o quarto roteiro de visitações da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS). Os coordenadores estiveram nos Pelotões de Cidreira, Tramandaí, Osório, Capão da Canoas, Torres, Terra de Areia e Santo Antônio da Patrulha, durante os dias 21, 22 e 23 de março, com o objetivo de apresentar aos colegas de corporação o trabalho que vem sendo realizado pela Associação, assim como a situação das leis que tramitam em âmbito estadual e federal e que dizem respeito aos Bombeiros e Militares em geral.

Conforme o coordenador geral adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, a receptividade e entendimento das proposições da visita da ABERGS foram ponto positivo do roteiro. “Falamos e reafirmamos o trabalho da ABERGS de estar sempre junto do bombeiro militar, sejam eles Oficiais ou Praças. Apresentamos as conquistas e o trabalho que vem sendo realizado pela ABERGS, que tem por objetivo fortalecer a instituição Corpo de Bombeiros, e beneficiar e manter informados sobre as leis e processos junto ao Corpo de Bombeiros, os seus associados”. Ederson destacou ainda que a Associação teve a satisfação de ter o Comandante do 9º BBM, Coronel Luiz Ernesto, durante a visita em Santo Antônio da Patrulha.

O coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, disse que a prática dos roteiros deve seguir e que isso mostra o comprometimento da ABERGS com os colegas bombeiros. “Nós vamos ao encontro dos principais interessados na instituição Corpo de Bombeiros, mostramos nosso trabalho e divulgamos o que está ocorrendo tanto no contexto nacional quanto estadual com as leis que estão para ser votadas junto a Assembleia Legislativa do Estado. Demonstramos respeito e unidade aos Pelotões de todas as regiões do Estado, e vamos seguir fazendo este trabalho informativo e de aproximação”, afirmou.

Ainda conforme o coordenador geral adjunto, todos os bombeiros militares estão extremamente interessados ao que vem acontecendo com a Corporação. “Dos Pelotões mais próximos aos mais distantes, enquanto associação representativa da classe temos obrigação de levar a informação, visto que muitos desconhecem o que vem ocorrendo no âmbito político e diz respeito ao Corpo de Bombeiros”, disse Ederson.

Outra preocupação dos Pelotões é a preocupação quanto aos cursos da Corporação, assim como a gestão depois do processo de estruturação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. A ABERGS fez questão de deixar claro que o processo de transição vem ocorrendo de forma tranquila, adequada e colaborativa com o Corpo de Bombeiros.

Durante a oportunidade a ABERGS associou mais 63 bombeiros militares, que acreditam e confiam no trabalho da Associação em prol do reconhecimento da Corporação e melhores condições de trabalho aos profissionais que dedicam suas vidas ao próximo.

Também acompanhou o roteiro o coordenador adjunto de Secretariado da ABERGS, Soldado Nélvio da Silva Rodrigues.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva