A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul - ABERGS, representante dos Oficiais e Praças ativos e inativos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), vem expor seu descontentamento contra a resistência do governo estadual em cumprir a Lei Federal n° 14.751/2023, conhecida como Lei Orgânica das policias e bombeiros militares.
Na tarde desta quarta-feira (7), o Governo estadual, em reunião com as entidades representativas da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, comunicou através da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans e do Procurador-Geral do Estado, Dr. Eduardo Cunha da Costa, que, devido as restrições financeiras do Rio Grande do Sul, só poderão extinguir um nível de soldado.
Entendemos que o plano de carreira, normatizado pela lei federal, é crucial para a progressão e reconhecimento da eficiência dos nossos bombeiros e o seu cumprimento imediato trará o retorno de todos os postos e graduações, além da VERTICALIDADE, importante instrumento de justiça social dentro da corporação.
A ABERGS estará, nos próximos dias, abrindo novo diálogo com a Secretaria Danielle Calazans, para estabelecer um plano de cumprimento da LOB.
Caso nossas negociações encontrem o insucesso, partiremos para o acionamento do nosso corpo jurídico utilizando todas as medidas cautelares cabíveis.
Veja a fala do Coordenador Bordignon clicando AQUI.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!