A ABERGS, no dia 13 de fevereiro, homenageou a ABAMF com a entrega do troféu "Solidários à Sociedade",  em reconhecimento ao apoio desta instituição para a luta de independência dos bombeiros.

 

No ano de 2011, provocado pela ABERGS junto ao governo do Estado, que  instaurou um Grupo de Trabalho (GT) para discutir a Desvinculação dos Bombeiros da Brigada Militar,  a ABAMF e a ASSTBM que participaram daquele GT, foram apoiadoras do movimento de separação criado pela ABERGS.

 

Para o Coordenador da ABERGS, Ubirajara Ramos - "Nada é mais justo do que homenagear as pessoas e as entidades que apoiaram desde o princípio a melhoria dos serviços de bombeiro para a sociedade gaúcha".

 

O presidente Leonel Lucas se emocionou com a consideração dirigida à ABAMF - “Esse troféu ficará na minha mesa e as lutas dos bombeiros também serão a dos policiais militares gaúchos. Afinal, por décadas fomos todos, simplesmente, brigadianos”.

 

Para a ABERGS esta homenagem também significa a união das entidades representativas dos Militares Estaduais, mesmo que em instituições distintas continuarão a lutar juntas por melhorias para os servidores e para a população riograndense.