Embora durante o juramento todo Bombeiro Militar diga que estará “sempre disposto a prestar socorro em qualquer circunstância”, não devemos normalizar e estar preparados para a morte de colegas em pleno exercício da profissão que escolheu por missão, por amor. Mas precisou Deus, para nós prematuramente, ter ao seu lado dois heróis.

O incêndio na Secretaria Pública do Estado do RS – SSP/RS, levou para as guarnições do céu, o 1° Tenente Almeida, nome de guerra de Deroci de Almeida Costa – 46 anos, que atuava como o Oficial de serviço. Ele era o responsável por comandar as guarnições de serviço do 1°Batalhão de Bombeiro Militar da capital gaúcha. O Bombeiro Militar estava na corporação desde dezembro de 1998; e o 2° Sargento Munhós, Lucio Ubirajara de Freitas Munhós – 51 anos, que estava na corporação desde 1990 e, atualmente, trabalhava na Divisão de Logística e Patrimônio do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, junto ao Comando-Geral.

Militares extremamente qualificados e experientes, abdicaram de seus medos, de suas vidas, para cumprir aquilo que juraram, proteger vidas e patrimônios, enfrentando de frente a força do fogo, com a coragem peculiar daqueles que nasceram para com maestria cumprir sua missão na terra.

Lamentamos profundamente o falecimento dos Militares, nos solidarizamos às suas famílias, aos amigos e irmãos da Corporação, e agradecemos imensamente a incansável dedicação dos Bombeiros Militares que participaram das buscas, sabemos que não seria diferente, afinal, nunca deixamos ninguém para trás.

Aos bravos heróis, guerreiros de plantão, nossa singela homenagem. Nossos corações estão devastados, mas certos de que ambos cumpriram com excelência sua missão, e que deixarão saudades.

Com a certeza de que a vida dos Militares não foi em vão, a ABERGS continuará trabalhando pelos direitos de todos. A família CBMRS está em luto, a ABERGS que teve a honra de representar estes Militares está em luto!

 

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!