Com a divulgação do boletim de convocação para promoção dos soldados e dos 2º Sgt, materializa-se a principal conquista da classe dos bombeiros militares do RS nos últimos anos. Essa luta começou com a tentativa de alterar a PL 346/11 na qual a classe dos bombeiros não fora contemplada com o devido número de vagas de 3º Sgt que faz jus. Então, a ABERGS buscou junto ao governo com o apoio dos Deputados Raul Pont e Altemir Tortelli, apresentando um substitutivo, o qual corrigiria a injustiça com a classe. De conhecimento de todos, o substitutivo fora retirado no momento da votação e a PL aprovada, assim consolidando a injustiça com os bombeiros.

Diante dessa situação, a ABERGS organizou-se e mobilizou-se para que essa injustiça fosse sanada. Através de contato realizado pelo Sd Gilvani Duarte do 1º CRB, associado da ABERGS, com Ex-senador Sérgio Zambiasi, tivemos as portas abertas do gabinete do Deputado Ronaldo Santine que a partir de então, seria o principal interlocutor junto ao governo e grande defensor da nossa causa.

Audiências articuladas pelo deputado Santine e a ABERGS juntamente com os colegas Bombeiros Bráulio Guedes presidente da Associação de Cabos e Soldados de Lagoa Vermelha, Franco Silva dos Santos e Vanderlei Pires da cidade de Santa Cruz do Sul reuniram-se com a Casa Civil do Governo do Estado representado pelo Secretário Carlos Pestana e a Secretária Adjunta Mari Perusso.

Na última reunião, ocorrida na Casa Civil no dia 23/01/2012 com a presença do Comandante Geral da BM, do Deputado Santine e da ABERGS, fora selado o acordo, no qual seríamos contemplados com 250 vagas para 3º Sgt, 187 vagas para 2º Sgt e 191 vagas para 1º Sgt. Esse acordo fora materializado na PL nº 031/12.

A chamada PL dos Bombeiros fora a votação na Assembléia Legislativa, no dia 27 de março de 2012, contando com inúmeros Bombeiros de todas as regiões do Estado. O projeto fora aprovado por unanimidade com a manifestação de deputados de todos os partidos, os quais, todos se manifestaram em apoio ao projeto e ainda ressaltaram a importância dos Bombeiros para a sociedade gaúcha.

A aprovação do projeto e a presença de grande número de Bombeiros de todo o Estado demonstrou, que a nossa classe está organizada e mobilizada em defesa dos nossos direitos. Essa conquista contou com o apoio da Assembléia Legislativa, com a postura democrática e respeitosa do governo do Estado através da Casa Civil e do Comando da Brigada Militar.

Essas vagas de sargentos é sem dúvida a maior conquista dos Bombeiros na sua história, na qual a ABERGS demonstrou, que uma entidade representativa atuante de forma responsável e legítima tem a capacidade de postular e concretizar as demandas de sua classe.

Após essa conquista, a ABERGS com o apoio de todos os bombeiros segue firme cada vez mais na luta pela valorização dos Bombeiros.

A ABERGS sempre fiel ao nosso lema: “Na busca da identidade, salvando a dignidade e solidários à sociedade”.



NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO DA BRIGADA MILITAR, SOLICITADA PELA ABERGS.

O Comando-Geral da Brigada Militar vem informar a todos os seus integrantes que a data de promoção das Praças QPM-1 (policiamento) está mantida para o dia 21 de abril. As Praças QPM-2 (bombeiros) tiveram as vagas para a promoção aumentadas pela Lei nº 13. 970, de 13 de abril de 2012; em razão disso, e para que os prazos legais e regulamentares sejam obedecidos, esta promoção se dará por volta do final de maio, mas a contar de 21 de abril, o que não trará prejuízo a nenhum Militar Estadual.


SÉRGIO ROBERTO DE ABREU - Cel QOEM

Comandante-Geral da Brigada Militar