No segundo dia de roteiro pela Serra gaúcha, a Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) esteve nesta quinta-feira (19) nos municípios de Veranópolis, Bento Gonçalves e Farroupilha. O principal objetivo da ABERGS é apresentar o trabalho que vem sendo realizado junto aos Poderes, principalmente no que diz respeito às leis que afetam os militares e o Corpo de Bombeiros Militar. Em Bento Gonçalves, a ABERGS foi recebida pelos coordenadores regionais da associação, Sargento José Albino Matos Oliveira, e Sargento Claudiomiro Otávio Masutti Vieira.

O trabalho realizado vem sendo de grande valia, visto que os coordenadores estão conhecendo a real estrutura de cada quartel e ouvindo os anseios e necessidades de cada profissional, o que para os coordenadores geral e adjunto que estão realizando esta missão, 1º Sargento Ubirajara Ramos, e Tenente Coronel Ederson Franco, “ajuda muito nas estratégias de trabalho da ABERGS para o desenvolvimento dos quartéis e melhor atendimento à população”.

Conforme o coordenador adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, a receptividade dos colegas tem sido muito importante. “Todos estão agradecendo a nossa ida aos quartéis para falar pessoalmente a realidade das ações e tudo o que diz respeito ao Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, nossas falas vão desde a estrutura da ABERGS, até a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar”. Durante o roteiro os coordenadores também visitaram o Corpo de Bombeiros voluntários de Antônio Prado, que presenteou a única bombeira voluntária do município com uma camiseta rosa da ABERGS, que retribuiu também com uma camiseta.

Para o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, os roteiros pelo interior sempre são de grande valia, visto que a cada encontro é possível renovar o espírito de luta e paixão pela profissão. “Estamos felizes em poder passar aos colegas bombeiros que existe uma associação que preocupa-se com eles. É importante que todos saibam que ações são realizadas para que o profissional tenha os seus direitos garantidos, podendo assim realizar com plenitude suas atividades”. Para Ubirajara a visita ainda foi mais satisfatória, por ter feito parte do 5º BBM. "Foi uma grande satisfação ter visitado e revisto os colegas de longa data. Servi o 5º BBM durante um bom período e é muito bom ver a evolução nas estruturas e nos equipamentos", disse.

"Servi dois anos no município de Gramado, onde aprendi a ser bombeiro ao lado de excelentes profissionais, que me receberam no ano de 2003. Hoje nos orgulhamos pelo comprometimento dos coordenadores regionais da ABERGS, Sargentos Masutti e Albino, que estão fazendo um excelente trabalho, juntamente com o Major Sandro, Comandante de Bento Gonçalves", finalizou o coordenador da ABERGS, Ubirajara.

Acompanhando os coordenadores geral e adjunto da ABERGS também está o coordenador de finanças adjunto, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski.

Fonte: Assessoria ABERGS, Daiane Roldão da Silva