Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) estiveram nesta sexta-feira (1) em Campo Bom, reunidos com um grupo de 3º Sargentos do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) de diversas regiões do Estado. O objetivo do encontro foi esclarecer aos militares a situação ao qual eles se encontram em relação a Lei 15.009 do CBMRS, que fixa o efetivo.
Durante o encontro foi relatada aos militares a proposta da ABERGS já apresentada ao Comando, que objetiva o preenchimento total das vagas em aberto de 2º Sargentos, através da lei atual, chamando os aprovados e 3º Sargentos, além da plataforma de Ensino a Distância (EAD) que poderá operacionalizar este formato de curso para a ascensão da carreira. “Uma portaria da Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP/RS) foi firmada para que este tipo de curso fosse oferecido aos Bombeiros Militares”, destacou o coordenador adjunto da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos.
“Após esclarecer as demandas combinamos que os 3º Sargentos irão multiplicar e compartilhar o que foi tratado neste encontro. A ABERGS deverá nos próximos dias realizar uma reunião com o Comando do Corpo de Bombeiros para repassar as demandas e posteriormente retornar a conversa com os 3º Sargentos”, salientou o coordenador.
Ainda foi destacado pela Associação que a proposta para o preenchimento total das vagas já foi encaminhada para a Secretaria de SSP/RS, objetivando a partir da lei vigente o chamamento de todos os aprovados e 3º Sargentos para completar as vagas em aberto.
PLC 147
Os coordenadores da ABERGS também falaram sobre o PLC 147, que altera a lei da Brigada Militar, aumentando os interstícios para ascensão na carreira. A lei prejudica os militares do Corpo de Bombeiros assim como o desenvolvimento das atividades da Corporação em relação a sociedade gaúcha.
Os 3º Sargentos, também reafirmaram seu posicionamento contrário ao PLC 147, tendo em vista a gravidade e prejuízo que traz aos servidores e a Instituição.
Novos Associados
Após a fala dos coordenadores, vários bombeiros tornaram-se colaboradores da ABERGS, tornando-se associados, fortalecendo ainda mais esta entidade representativa do Soldado ao Coronel Bombeiro Militar.
A ABERGS sente-se honrada com a confiança ao trabalho desenvolvido em prol dos Bombeiros e Bombeiras Militares de todo o Estado e reafirma sua missão que é lutar pelos direitos dos militares bombeiros, fortalecendo a Instituição Corpo de Bombeiros e consequentemente melhorando ainda mais os serviços prestados para a sociedade gaúcha.
Estiveram no município além do coordenador geral, o coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco; o coordenador de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, e o coordenador de logística, 3º Sargento Marco Aurélio Ataide.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva