Na manhã do dia 13 de março, uma grande ocorrência envolvendo combustível, da região dos vales, envolveu com excelência o Corpo de Bombeiros Militar.

A ocorrência envolvendo um caminhão que transportava combustível óleo diesel e que veio a colidir com o parapeito da ponte situado sob o Arroio Boa Vista tombando e imediatamente e incendiando.

A primeira chamada telefônica se deu ao 193 do Pelotão de Lajeado atendida pelo Soldado Schuck, que repassou rapidamente ao Pelotão do Corpo de Bombeiros de Estrela, por ser sua área de atuação, e da mesma forma prontamente deslocou a Guarnição de Lageado em apoio, devido a magnitude da ocorrência.

A guarnição composta pelo 1º Sargento Siteneski, Soldado Elizabete e Soldado Fiorin, de Lageado foi a primeira a chegar no local, devido a geografia, logo em seguida a Guarnição de Estrela, composta pelos Soldado Moura, Soldado Rodrigo, Soldado Steffens e Soldado Feyh. Quando ambas equipes chegaram ao local se depararam com uma cena, descrita pelos próprios populares que se encontravam as margens e espectavam o ocorrido, aterrorizante.

No momento não se tinha dimensão das proporções do ocorrido, assim como possíveis vítimas e número de veículos envolvidos. Desta forma as guarnições agiram com destreza e destemor, tomando proximidade e mantendo o combate ofensivo das chamas que chegavam a aproximadamente 50 metros de altura e uma eminente explosão que devastaria não somente a ponte nos dois sentidos mas atingiria os populares e veículos que estavam retidos nos dois sentidos da BR- 386 em razão do acidente. Foram mais de duas horas de combate ofensivo onde as duas guarnições se empenharam ao máximo para minimizar e evitar a explosão sob efeito “bleve”*, o que teria dimensões catastróficas.

Ao tomar ciência do acorrido, o 1º Tenente Althaus deslocou ao local e assumiu o comando da ocorrência. De pronto o Soldado Wessel do Pelotão de Lageado, juntamente com o 2º Sargento Hampel e Soldado Böhmer do Pelotão de Estrela, apoiaram no combate e logística da operação, mesmo estando de folga, corajosamente demonstrando que os Bombeiros Militares estão 24 horas a disposição da sociedade, independente de estarem de folga ou férias. Estes militares assim como os demais tiveram um papel fundamental no combate às chamas auxiliando no revezamento do combate.

A ABERGS parabeniza a todos os Oficiais e Praças Bombeiros Militares, envolvidos na ocorrência, do Pelotão de Estrela e do Pelotão de Lageado que demonstraram a verdadeira essência da atividade, que se resume como abnegação e a verdadeira imagem do CBMRS, destacada em competência e profissionalismo em defesa da sociedade.

 

Leia a matéria do Grupo Independente -> Foi a pior ocorrência já registrada nos Vales, diz sargento do Corpo de Bombeiros de Lajeado sobre explosão na ponte