Mesmo sabendo que o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) até o momento não possui aeronaves, os Majores Ludke e Mattei, optaram durante a transição, fazer parte da Corporação. A Associação de Bombeiros do RS (ABERGS) parabeniza os Pilotos de Helicóptero, exaltando os que fazem este importante serviço no Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.

Hoje, 24 de fevereiro é celebrado o Dia do Piloto de Helicóptero, uma importante profissão que auxilia nos mais difíceis salvamentos. Uma ação estratégica, delicada e fundamentalmente de precisão, que seguindo a missão do Corpo de Bombeiros, resgata, protege e salva.

A data para a celebração do dia foi escolhida porque no dia 24 de fevereiro de 1972 aconteceu o maior resgate aéreo envolvendo helicópteros civis em todo o mundo.

700 pessoas foram salvas por 12 pilotos e seus helicópteros, que realizaram 150 voos em condições operacionais extremas no episódio do incêndio do edifício Andraus, e é em memória ao feito desses heróis que comemoramos o Dia do Piloto de Helicóptero.

A ABERGS reafirma seu compromisso com os militares bombeiros e neste dia celebra junto aos bombeiros pilotos de helicóptero, com a certeza de que em breve teremos a nossa aeronave, para que vocês possam brilhantemente atuar nos céus, fazendo o que melhor sabem fazer, proteger e salvar vidas.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo. Corpo de Bombeiros.