Os Coordenadores Geral Adjunto e Adjunto de Secretariado da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos e 2° Sargento Nelvio Rodrigues, acompanharam na manhã desta sexta-feira (14) da apresentação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci 2, e a entrega de equipamentos e serviços para o fortalecimento da Segurança Pública do Estado do RS.
A solenidade que aconteceu no hangar da Polícia Rodoviária Federal do RS – PRF/RS, com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que anunciou 31 viaturas, nove drones e 90 pistolas, além de capacetes balísticos e coletes. Destes, uma viatura é destinada ao Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS. Durante a solenidade o ministro adiantou que o Rio Grande do Sul deve receber uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, que integra em um só espaço serviços especializados para atendimento a diversas formas de violência contra as mulheres.
Do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, estavam presentes o governador Eduardo Leite, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, o Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Estêvam Camargo Rodrigues; entre outras autoridades estaduais e federais.
Os Coordenadores Ubirajara e Nelvio ao final da atividade conversaram com o Ministro Flávio Dino, que deixou as portas de seu gabinete abertas para debater assuntos pertinentes aos Bombeiros Militares. Na oportunidade, aproveitaram ainda para convidar o Ministro Dino para o Senabom, que este ano será em Gramado entre os dias 4 a 6 de outubro com o apoio da ABERGS. De pronto o ministro disse que em 2017, quando era governador do Maranhão, o Estado foi sede do Senabom, e que fará todo o possível para comparecer em outubro no seminário realizado no Rio Grande do Sul, o que conforme ele é uma das atividades mais importantes realizadas no país, no que diz respeito aos Bombeiros Militares.
A ABERGS encaminhará ofício solicitando uma visita, e buscará em breve encaminhar em âmbito federal pautas importantes para os Oficiais e Praças do CBMRS.
Pronasci
O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci destina-se à prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando em suas raízes socioculturais, além de articular ações de segurança pública com políticas sociais por meio da integração entre União, estados e municípios.
Lançado em 15 de março, o Pronasci 2 tem em seus eixos prioritários o fomento às políticas de segurança pública com cidadania, com foco em territórios mais vulneráveis e com altos indicadores de violência; combate ao racismo estrutural e à violência de gênero; bolsa-formação para agentes de segurança, apoio às vítimas da criminalidade e o fomento às políticas de cidadania, com foco no trabalho e ensino formal e profissionalizante para presos e egressos.
Executado pela União em regime de cooperação com estados, Distrito Federal e municípios, mediante programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, o programa tem como objetivo articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade.
Os eixos estão alinhados com o Plano Nacional de Segurança Pública, que tem como objetivo a redução da taxa nacional de homicídios para abaixo de 16 mortes por 100 mil habitantes até 2030, além de redução de taxas envolvendo mortes violentas de mulheres e lesão corporal seguida de morte.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!