Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, participaram na manhã desta quarta-feira (14) de audiência pública que tratou sobre o IPE Saúde, o projeto - PLC 259/23 - apresentado pelo Governo do Estado, e a revisão geral dos salários dos servidores. A audiência aconteceu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Durante a atividade, os líderes do governo apresentaram mais uma vez o projeto, que foi repudiado pelos servidores presentes. Base e oposição, deputados estaduais, ressaltaram suas posições, destacando que é preciso que o projeto seja retirado de pauta e que não seja votado em regime de urgência pela Assembleia Legislativa.

A ABERGS, assim como a maioria dos militares e servidores que terão os valores do IPE reajustados, sofrerão um impacto significativo, devido à irresponsabilidade de governos que deixaram a situação do IPE Saúde chegar ao ponto que chegou. Em caso de aprovação pela AL/RS, todos os militares e servidores do Estado terão os valores do IPE reajustados, sofrerão um impacto significativo, devido à má gestão do atual governo.

"Salvar o IPE significa devolver o equilíbrio do sistema de saúde do Rio Grande do Sul, que atende mais de um milhão de pessoas em todo o Estado. Não podemos permitir que o Poder Executivo mais uma vez desvalorize e coloque na conta dos servidores o aumento da contribuição", disse o Coordenador Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco.

 Os deputados precisam compreender que a urgência precisa ser retirada, para que se possa discutir com serenidade o que poderá ser feito, sem que os que ganhem menos paguem mais. "O servidor público está adoecendo e hoje o que precisamos é que o governo e os deputados retirem a urgência e lembrem que são os homens e mulheres que se dedicam ao Estado que estão sendo desassistidos, prejudicados e por vezes humilhados, sem ter acesso ao que lhes é direito, a saúde", finalizou Ederson.

Na terça-feira (20), será realizada uma Assembleia Unificada em frente ao Palácio Piratini, e a ABERGS mais uma vez irá se unir aos demais servidores, pela garantia dos direitos dos militares e daqueles que se dedicam ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Da ABERGS, além do coordenador geral, estiveram presentes o Coordenador Geral Adjunto, 1° Sargento Ubirajara Ramos e o Adjunto de Secretariado, 2° Sargento Nelvio Rodrigues, além dos associados 1° Tenente RR Rosalvo e 1º Tenente RR Marco Aurélio Ataide.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!