O Coordenador Geral Ajunto da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos, participou na manhã desta quinta-feira (18) de audiência pública virtual na Comissão de Segurança e Serviços Públicos. Proposta pelo deputado estadual, Luiz Fernando Mainardi, o objetivo foi tratar sobre a interrupção do prazo de contagem do edital decorrente da Pandemia.

A ABERGS defendeu a prorrogação dos editais enquanto dure a pandemia. Conforme a associação, a prorrogação deve garantir que o atual edital do concurso continue sendo válido e que os 815 aprovados, estejam seguros para o cargo de Soldado Bombeiro Militar. A proposta é que o concurso não expire e o Estado não precise onerar os cofres públicos com a realização de um novo concurso.

A Instituição necessita de mais militares em vários cargos e tem a disponibilidade do ingresso destes 815 visto as vagas existentes. A ABERGS questionou o porquê de um mesmo edital decorrente ainda da Brigada Militar, o cargo de policial Militar teve a chamada de seus remanescentes aptos, e para o Corpo de Bombeiros não houve o mesmo tratamento.

Da mesma forma, a ABERGS questionou os dados apresentados pela subsecretária de Gestão de Pessoas, Iracema Keila Castelo Branco, e se colocou à disposição para se reunir com a secretaria e apresentar dados e alternativas para o preenchimento das vagas.

Ainda, representando a comissão dos aprovados, falou a aprovada Mariana de Bem Macedo, que explanou toda dificuldade e dedicação que os aprovados tiveram durante as etapas do concurso e muitos hoje infelizmente, se encontram fora do mercado de trabalho, causando desta forma um problema social para o Estado. Mariana destacou que atualmente as guarnições atuam “com três ou quatro bombeiros, sendo a sua real necessidade de cinco a sete, tendo ocorrido ainda o envio de efetivo para a Operação Verão, que chegou a representar de 20% a 40% dos batalhões, deixando ainda mais desguarnecidas as cidades do interior”.

A ABERGS continuará trabalhando pela valorização dos Militares Estaduais e daqueles que futuramente farão parte da Corporação, fortalecendo a Instituição Corpo de Bombeiros Militar e a melhor prestação de serviços públicos para a sociedade gaúcha.

Participaram da reunião sindicatos da Segurança Pública, bem como outros parlamentares membros da comissão e representantes de cada comissão dos aprovados, sendo eles Bombeiros Militares, Polícia Civil, Susepe.

Veja a matéria da AL RS clicando AQUI.