O Coordenador Geral da Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, participou na tarde desta segunda-feira (27), da aula inaugural da 12ª edição do 1° Curso Mergulhador Autônomo de Busca e Resgate – CMAUT do Corpo de Bombeiros Militar do RS - CBMRS, depois de sua emancipação.

Os 31 alunos que participam do curso, terão 360 horas/aula, entre teoria e prática, em aproximadamente 45 dias de instrução, o que conforme a Academia de Bombeiro Militar - ABM, os que persistirem até o final serão verdadeiros mergulhadores autônomos.

O Coordenador Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, destacou que a atividade de mergulho teve uma grande evolução ao passar dos anos no CBMRS. "Nossa operacionalização tinha formação a partir dos cursos da Marinha do Brasil, hoje temos em nossas fileiras profissionais especializados na atividade", disse. Ederson foi convidado para falar ao grupo de alunos nesta aula inaugural, já que foi instrutor do curso de mergulho e atuou na CEBS durante os anos de 1996 a 2008.

"Atualmente o serviço de mergulhador de segurança pública é cada vez mais de um mergulho de alta complexidade, e que tem a necessidade de melhorias técnicas, de equipamentos e de consciência operacional de seus mergulhadores, além do condicionamento físico, extremamente importante para ser mergulhador", finaliza Ederson.

O Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Rodrigues, afirmou que a atividade de mergulhador é insalubre, de alto risco, que exige bastante condicionamento físico, preparação psicológica, e por isso precisa ser incentivado para que essa função não morra no decorrer do tempo.

"Estas são sementes que esperamos que deem bons frutos. Boa sorte a todos, aprendam, abracem a atividade", disse o Comandante-Geral, que para o ano de 2023 pretende treinar nas mãos diversas atividades, cerca de 2 mil bombeiros.

 

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!