A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul - ABERGS, entidade representativa dos Oficiais e Praças Bombeiros Militares, participou na manhã desta quinta-feira (6), a partir dos Coordenadores Geral e Adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco e 1° Sargento Ubirajara Ramos, do debate nacional sobre a Lei Orgânica, PL 4363/01, que visa alterar o Decreto Lei 667/69, padronizando os Corpos de Bombeiros Militares e Polícias Militares, no que tange principalmente a Carreira Militar Estadual.
O debate vem ocorrendo em todo Brasil de forma virtual, devido às restrições de isolamento social, a partir da Comissão Especial Parlamentar, que tem como membros 20 Parlamentares Federais, e que após apreciação das sugestões ao PL, levarão o mesmo para votação na Câmara Federal.
O relator do PL 4363/01 é o Deputado Capitão Augusto, do Partido Liberal de São Paulo, ao qual acredita que o bom andamento dos debates estão sendo encaminhados para votação do projeto até o final do ano, fazendo com todas as corporações sigam a mesma estrutura.
Para o Coordenador Geral da ABERGS, este debate é mais que necessário. "Somos militares e regidos pelo Sistema de Proteção Social, recentemente aprovado para todo o Brasil, além de termos nossas missões constitucionais em nossa Carta Magna. A padronização em todos quesitos contidos neste projeto é de extrema importância para o fortalecimento da carreira militar", destacou o Tenente Coronel Ederson Franco.
Para o Coordenador Adjunto da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, este é um momento ímpar de busca de soluções para antigos problemas na carreira. "Temos um modelo que completou 22 anos, que se afastou da realidade Militar e ao qual ninguém desejou copiar. A única preocupação será com a transição, para não ocorrer prejuízos aos militares gaúchos”.
O debate desta quinta-feira (6), ocorreu com os parlamentares federais, Associação de Militares dos Estados e Associações Nacionais, além dos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares e das Polícias Militares dos Estados do RS e Acre.
Acesse o PL 4363 clicando em pl-4363-versao-entregue-as-entidades-em-17jul20.doc.pdf.