A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, esteve nesta terça-feira (17), na Câmara Federal em Brasília, a partir dos Coordenadores Geral-Adjunto e de Secretariado Adjunto, 1° Sargento Ubirajara Ramos e 2° Sargento Nélvio Rodrigues, para acompanhar o debate e finalização do PLC 4363, que trata da Lei Orgânica Básica Nacional, que visa padronizar as carreiras dos Corpos de Bombeiros do Brasil, bem como trazer uma série de dispositivos de padronização e proteção aos militares estaduais.

O fórum de debate foi proposto pelo relator do projeto, deputado federal, Capitão Augusto, com a participação de diversos deputados da segurança pública, assim como entidades representativas estaduais e nacionais.

De acordo com o deputado, o projeto visa apresentar uma proteção e principalmente fazer justiça com os homens e mulheres que arriscam a vida em defesa da sociedade e que ainda não possuem uma organização básica dando simetria para todos os Estados.

O objetivo deste último fórum foi alinhar alguns pontos, ainda ouvindo diversas categorias de militares do Brasil, onde o deputado relator destacou já ter conversado com o presidente da Câmara Federal, deputado federal Artur Lira, para que o projeto tenha a viabilidade de ser votado em no máximo três semanas.

O Estado do Rio Grande do Sul é o único ente da federação onde se ingressa como Capitão e que o Oficial Tenente não ascende na carreira, assim como há supressão de diversos postos.

O PL 4363 foi debatido por diversos militares Oficiais e Praças do Brasil, tendo o apoio da ANERMB e também da FENEME, onde o próprio Coronel Marlon relata, que o projeto sendo aprovado, o Rio Grande do Sul voltará a ter a sua carreira de origem militar aos mesmos moldes das Forças Armadas e demais Corpos de Bombeiros e Polícias Militares do Brasil.

Para a ABERGS, que foi defender Oficiais e Praças do Estado do RS, foi de extrema importância, mesmo já tendo ciência do projeto, ouvir a fala do deputado Capitão Augusto, bem como representantes da ANERMB e da FENEME, e de outros Corpos de Bombeiros do Brasil, demonstrando o seu alinhamento para o fortalecimento dos militares estaduais.

Da mesma forma, ouvir de muitos que a proposta da ABERGS já busca simetria com a proposta nacional, mas principalmente proporcionando uma transição para que nenhuma Praça ou Oficial venha a ter prejuízo com a nova legislação.

Nesta quarta-feira (18), a ABERGS continuará na Câmara Federal, conversando com demais parlamentares gaúchos bem como de outros Estados, para debater não só a Lei Orgânica Nacional, mas também outros projetos que atingem a categoria de Oficiais e Praças Bombeiros Militares, dentre eles a PEC 218, que versa sobre os Bombeiros Voluntários.

Clique AQUI e veja a fala do deputado federal, Capitão Augusto. 

 

ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!