A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) fez questão de participar nesta quinta-feira (9) no Quartel de Bombeiros do município de Rio Grande, da homenagem póstuma ao Soldado Bombeiro Militar Jeferson Taveira Corrêa. Exatamente um anos atrás o soldado faleceu, após reforço operacional na cidade de Santa Vitória do Palmar, não resistindo as sérias queimaduras que sofreu no sistema respiratório. O soldado deixou amigos, familiares e colegas de corporação do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3º BBM).

Participaram da homenagem o Comandante do 3º BBM, Tenente Coronel André Ricardo Silvério; o prefeito do município de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer; os coordenadores geral adjunto e adjunto de finanças da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, e Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, além de familiares e amigos do soldado.

Durante a homenagem, o prefeito Alexandre Lindenmeyer falou sobre a importância do trabalho da corporação, que mesmo com a falta de efetivo e dificuldades se mantem firme no seu verdadeiro propósito que é salvar vidas. O prefeito ainda destacou que o soldado será homenageado tendo uma rua do bairro Vila da Quinta, batizado com seu nome. “Nossa comunidade saberá honrar o nome desta rua, fazendo com que o trabalho destes nobres homens seja sempre lembrado”, disse Alexandre.

O Comandante do 3º BBM, reafirmou diversas vezes que o soldado era um ser humano ímpar e que não media esforços para ajudar ao próximo. “O soldado Corrêa trabalhou na prevenção de incêndio, estava sempre sorrindo, pronto para ajudar ao próximo, sabia da sua missão, e realizou ela com excelência. Era uma pessoa diferenciada, participativa, muito querida entre todos”.

Os coordenador geral adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson, falou sobre a importância do soldado, e da perda irreparável para a corporação. “Nós bombeiros vivemos em constante perigo, e mesmo sabendo disso jamais pensamos em desistir. Temos como missão, marcado em nossas almas a vontade de servir ao próximo, e foi isso que o soldado fez enquanto esteve conosco. Só temos lembranças boas, de um profissional dedicado, leal, de um amigo fiel, e certamente entre seus familiares uma pessoa muito especial”.

“Mesmo que no anonimato, nós bombeiros somos leais aquilo que juramos, durante o curso temos consciência de tudo o que podemos viver. Não pensamos na morte, mas sabemos que ela pode surpreender a qualquer momento, mas sofremos muito quando é com algum colega, ainda mais com um colega tão querido como foi o soldado Corrêa”, destacou Ederson.

Ainda durante a cerimônia realizada com muita emoção, dois colegas de curso e batalhão prestaram homenagens ao soldado, destacando que sua memória sempre será lembrada por todos. Após, os coordenadores da ABERGS estiveram reunidos com os colegas de Rio Grande esclarecendo perguntas e informando os profissionais sobre as ações que estão acontecendo tanto em âmbito federal quanto estadual no que diz respeito às leis dos servidores militares.

Fonte: Assessoria ABERGS, Daiane Roldão da Silva