A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) participou nesta quarta-feira (14) da instalação e reunião da Frente Parlamentar de Fiscalização da Alienação de Imóveis Públicos no Rio Grande do Sul, que será presidida pelo deputado Nelsinho Metalúrgico.

O objetivo da Frente Parlamentar é acompanhar as negociações envolvendo a venda, concessão ou transferência de bens públicos, além de fomentar o debate na sociedade sobre a melhor destinação do patrimônio do Rio Grande do Sul. Conforme o presidente da Frente, “é preciso saber quantos são, quanto valem e onde estão estes imóveis. Mas não se trata só disso. É necessário também analisar o impacto das negociações envolvendo este patrimônio na sociedade”, explicou Nelsinho.

A ABERGS, convidada para participar da instalação e da reunião que aconteceu após a solenidade, destacou a situação dos quartéis no Rio Grande do Sul, as estruturas muitas vezes precárias de colegas bombeiros do interior do Estado, destacando também que a Associação defende que os recursos da venda do terreno onde se encontram atualmente o Comando do Corpo de Bombeiros e a Academia de Bombeiro Militar do Estado venham para o Bombeiro melhor atender a sociedade, visto que faltam equipamentos, viaturas e instalações.

Durante a reunião, o coordenador geral, 1º Sargento Ubirajara Ramos e o coordenador de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, também ouviram a situação de bombeiros de diversos municípios, que foram relatados por lideranças presentes na reunião. “Temos como exemplo o efetivo de São José do Norte, que comprou do próprio bolso, com salário parcelado, um container para que futuramente sirva de alojamento, já que até o momento o atendimento a comunidade é realizado no mesmo lugar que serve como dormitório, banheiro, refeitório e administrativo”, destacou o coordenador geral.

A ABERGS participará de todas as reuniões sempre que convidada, colocando-se à disposição da sociedade, representando seu associado, e o bombeiro militar de todo o Estado para que sejam garantidas as melhorias necessárias para o funcionamento pleno da Instituição.

Durante a solenidade de instalação da Comissão também estava presente o coordenador geral adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva