Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, participaram no início da noite desta terça-feira (02) de reunião na Casa Civil, para tratar mais uma vez da proposta do Executivo aos servidores no que diz respeito ao IPE Saúde, e tratar de demandas direcionadas aos Bombeiros Militares.

Para a ABERGS, o debate sobre o IPE Saúde deve ser levado até a exaustão já que mexe diretamente na vida financeira dos servidores, e que se deve levar em consideração a constituição que gere os Militares do Brasil e consequentemente do RS.

Além disso foi abordado pelo Coordenador Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, a necessidade de mais efetivo e a reestruturação salarial; das promoções urgentes dos Oficiais e Praças já habilitados e aptos, além de uma das principais preocupações que é a valorização e o cuidado com a saúde física e mental dos militares, que atuam mesmo com guarnições pequenas e sob a pressão da profissão.

Também foi tratado pela ABERGS a questão da opção dos veteranos pelo CBMRS, o que não gera nenhum custo ao Estado, o que conforme a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans afirmou já estar encaminhado.

Sobre o Plano de Carreira Próprio do CBMRS, tanto o secretário da Casa Civil quanto o Secretário de Segurança Pública do RS, Sandro Caron, destacaram que estão empenhados para que isso aconteça, porém depende de previsão orçamentária do Estado, o que por hora, não há.

Quanto ao chamamento dos 100 aprovados no concurso de Soldado, o governo informou que caso houver desistência ou inaptidão, serão chamados os subsequentes, para o início do curso.

Da ABERGS, participou também o Coordenador Geral Adjunto, 1° Sargento Ubirajara Ramos; e o Coordenador Adjunto de Secretariado, 2° Sargento Nelvio Rodrigues, além de outras entidades representativas da Brigada Militar, que na oportunidade também apresentaram suas demandas.

Participaram da reunião além do secretário da Casa Civil, Arthur Lemos; o presidente do IPE RS, Bruno Jatene; o secretário adjunto da SSP, Coronel Mário Ikeda; o secretário adjunto da SPGG, Bruno Silveira, além dos Comandantes-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS - CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam; e da Brigada Militar, Cláudio Feoli.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!