A ABERGS, representada pelo seu Coordenador Regional, Francisco Leandro de Oliveira Andrade, fez-se presente na reunião do dia 22 de maio de 2015, na Assembleia da Associação dos Municípios das Missões - AMM, para defender a atividade de Bombeiro realizada na Região das Missões.
O objetivo da reunião teve como pauta, informar e alertar todos os prefeitos sobre o risco que a população regional está correndo devido à falta de efetivo e ao corte de horas extras, ambos decorrentes do Decreto de contenção de despesas lançado no começo do ano pelo Governo do Estado.
Esta situação está afetando diretamente na qualidade dos serviços prestados à população regional, pois o número de bombeiros que entram de serviço por dia, em média três na região não são suficientes para atender a demanda, assim pondo em risco a segurança dos profissionais e da comunidade.
Logo, foram entregues duas solicitações ao Sr. Angelo Fabian, Presidente da AMM, as quais ajudarão a amenizar um pouco essa situação caso sejam atendidas.
A primeira delas, é que solicite junto a Casa Civil o rápido andamento das Legislações Estruturantes do Corpo de Bombeiros (Transição, Organização Básica e Fixação de Efetivo), proveniente da Emenda Constitucional 67/14, que emancipou o Corpo de Bombeiros, pois somente assim, poderemos desenvolver, qualificar e expandir os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado.
Já a segunda solicitação, é que solicite junto ao governo o chamamento imediato de todos os 571 aprovados no último concurso para Bombeiro.
O atendimento destas referidas reivindicações beneficiará não só o povo missioneiro, bem como toda a população gaúcha.
Antes de encerrar a Assembleia, foi votado e aprovado por unanimidade o envio de uma carta para o governo solicitando com brevidade o andamento das legislações estruturantes dos Bombeiros e a retirada do corte de horas extras para os bombeiros do contingenciamento do governo.