A Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, participou na manhã desta quinta-feira (16) de reunião com os secretários de Segurança Pública - SSP, e Planejamento, Governança e Gestão - SPGG, Sandro Caron e Danielle Calazans, para tratar de demandas das entidades representativas, com a presença dos Comandantes-Gerais do Corpo de Bombeiros Militar - CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues e da Brigada Militar, Coronel Cláudio Feoli.

A secretária Daniele, afirmou que a atual gestão vem dialogando com as entidades e que a SPGG vem atuando na valorização e nas demandas apresentadas, conforme as possibilidades e trâmites legais do Estado, abrindo a reunião para que as entidades apresentassem suas demandas ou questionassem sobre as que já está em andamento.

O secretário Sandro Caron, destacou que o governo está trabalhando para a valorização e reconhecimento dos bombeiros e policiais militares, e que atua conforme a gestão financeira do Estado. "Quero exaltar o trabalho realizado pelos bombeiros e policiais militares, em todas as instâncias em que tem atuado, e também as entidades representativas pelo diálogo e respeito que temos mantido no decorrer destes anos".

Das demandas que já estão com a SPGG são prioridades da ABERGS o Plano de Carreira, chamamento para completude do efetivo, e a carteira funcional dos veteranos, como da reserva do CBMRS. Sobre o Chamamento de concursos, a secretária disse que está nas prioridades do governo, assim como promoções e chamamentos que dependem de PL aprovado.

A secretária destacou a questão do limite prudencial, o que impede que o Governo do Estado faça reajustes, inclusive geral, porque ultrapassa o limite do Estado nos gastos públicos, impedindo inúmeras outras demandas do Estado que vão além do pagamento dos salários. "Ainda vivemos uma situação de equilíbrio, por isso a necessidade de tabelação, não conseguindo o reajuste geral, precisamos avaliar as possibilidades de reajuste direcionado", disse a secretária.

Além das demandas já entregues pela ABERGS em reuniões anteriores, a entidade assim como as demais ratificou a necessidade de recomposição e reajuste salarial. O governo afirmou que acredita que em 2024, sairá do limite prudencial, permitindo uma recomposição geral para todos os servidores públicos.

Da ABERGS, estavam presentes os Coordenadores Geral e Geral Adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco e 1° Sargento Ubirajara Ramos, Coordenadores Adjunto de Secretariado e Finanças, 2° Sargento Nelvio Rodrigues e Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski; e Coordenador Regional do Litoral Norte, 2° Sargento Jeferson França.

Também participaram da reunião representantes da ASSTBM, AOFERGS, ASOFBM e ABAMF.

 

Veja a fala do Coordenador Geral, clicando AQUI.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!