A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, a partir do Coordenador Geral Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos, juntamente com a Comissão dos Aprovados do concurso para o Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, participou na manhã desta quinta-feira (19), da reunião da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado da AL/RS, onde se debateu a falta de efetivo do CBMRS e o chamamento dos aprovados remanescentes do edital de 2017 e que já passaram por todas as etapas do concurso.
Durante sua explanação o Coordenador da ABERGS ressaltou a falta de efetivo, lembrando da última grande ocorrência no Vale do Taquari, onde há Corpos de Bombeiros de outros Estados atuando junto do CBMRS, demonstrando mais uma vez a necessidade do chamamento dos remanescentes, mas também da necessidade de ampliação do efetivo existente no CBMRS.
Também durante o debate, foi possível que o Coordenador Ubirajara apresentasse um pouco da atividade do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil do Estado, reafirmando que esta é uma missão constitucional do CBMRS, e a associação defende que seja revista sua atual estrutura, fomentando o debate junto da Assembleia Legislativa e do próprio Governo do Estado, bem como sejam pensadas políticas direcionadas ao Corpo de Bombeiros Militar.
Ao final do debate desta comissão, houve a proposição de uma audiência pública especifica para tratar de temas pertinentes ao Corpo de Bombeiros Militar. Na oportunidade o deputado estadual Guilherme Pasin, fomentou a criação de uma legislação especifica para o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar – FUNREBOM, que foi extinto, onde a ABERGS também defende que seja um fundo estadual onde um percentual deva ser realocado ao munícipio de origem, e que certamente o tema deve ser aprofundado.
A presidente da Comissão de Aprovados, Mariana de Bem, destacou a expectativa de todos/as referente ao concurso e também de todos os movimentos que a comissão vem realizando a partir das redes sociais para o chamamento, ressaltando que conforme o edital, o concurso é válido para chamamento até o mês de abril de 2024. Afirmou ainda que a comissão ciente da data do edital, pede ao governo um cronograma para organização dos aprovados que já passaram por todas as etapas.
A ABERGS reforça o seu compromisso e atuação a partir do diálogo para que todos sejam chamados e assim o Corpo de Bombeiros Militar possa atuar com ainda mais excelência em todas as suas missões.
Veja AQUI a partir do 1:18:00 a fala do Coordenador da ABERGS.
Foto: Celso Bender | Agência ALRS
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!