A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, a convite da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho - ABAMF, participou na manhã desta quarta-feira (07), de reunião com demais entidades representativas dos militares do RS, para ouvir deputados estaduais da bancada do PT, no que diz respeito a proposta apresentada pelo Governo do Estado, sobre a reformulação do IPE Saúde.

Os deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores – PT, Pepe Vargas e Jeferson Fernandes, ressaltaram que a proposta do Poder Executivo rompe com a paridade de contribuição entre Estado e Servidor/Usuário; a solidariedade, no qual quem ganha mais paga mais e quem ganha menos paga menos, considerando o ticket médio/contribuição média do titular e dependente, o aumento proposto é de 117,5%, passando de R$ 105,18 (novembro de 2022) para R$ 228,79 (cálculos considerando a proposta de 17/04).

A ABERGS tem acompanhado e está atenta aos debates sobre o IPE Saúde, já tendo se reunido com a Casa Civil, entidades que dialogam com os servidores e militares do Rio Grande do Sul, e deputados estaduais, para que possa ouvir todos os argumentos técnicos e financeiros que impactam diretamente na vida daqueles que se dedicam diariamente à sociedade gaúcha.

“A ABERGS tem convicção que o atual cenário do IPE saúde, passa pelo congelamento dos salários e falta de inclusão no efetivo, que diretamente está ligado a falta de captação orçamentária da autarquia. Uma proposta radical e tão impactante no serviço público, necessita de amplo debate, principalmente a partir da apresentação de dados através de uma auditoria”, destaca o Coordenador Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, ressaltando que “se o Estado não contrata efetivo e não reajusta salários, não tem como aumentar a contribuição do IPE”.

Da ABERGS participou também os Coordenadores Geral Adjunto e Adjunto de Secretariado, 1° Sargento Ubirajara Ramos e 2° Sargento Nelvio Rodrigues.

Além da anfitriã, participaram da reunião representantes da ASSTBM, AOFERGS, ASPRA e ASOFBM, a Coordenadora Geral da Bancada do PT, Mari Peruzzo, além dos assessores Elton Scapini e Oscar Luis Moiano, que convidaram as entidades para estarem presentes na Audiência Pública que acontece na quarta-feira (14), a partir das 10h, na Assembleia Legislativa.

Importante salientar que o Governo do Estado apresentou nos últimos dias a diminuição no índice de criminalidade, homicídios, feminicídios, além de furtos e roubos; porém, tudo isso é resultado do trabalho diário dos servidores da segurança pública, que mesmo apresentando resultados positivos ao Poder Executivo, são cada vez mais desvalorizados. 

Se o governador Eduardo Leite a partir dos deputados estaduais, tiver o projeto aprovado, este certamente será mais um, dos tantos massacres direcionados ao funcionalismo público.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!