Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS e demais entidades que representam servidores da Segurança Pública, a convite do Sindicato dos Agentes de Polícia do RS – UGEIRM, participaram nesta quinta-feira (7) de reunião na sede do sindicato, para tratar sobre as promoções que não ocorreram no ano de 2020.

Conforme informações da UGEIRM, que se reuniu na quarta-feira (6) com o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Jr. as promoções dos servidores da segurança deve ocorrer no mês de março.

Embora a ABERGS já tenha solicitado inúmeras vezes reunião com o vice-governador, sem obter sucesso, e por não ter sido informada oficialmente sobre o mês destas promoções, a associação prontificou-se em articular com as entidades que representam Militares Estaduais e Agentes Civis da Segurança Pública, movimentos em prol da garantia das promoções, assim como esclarecimento do Governo do Estado quanto a falha no diálogo que vem ocorrendo. A transparência e o diálogo foram uma das bandeiras levantadas pelo governador Eduardo Leite, e infelizmente não está ocorrendo.

Durante a reunião, também foi tratado com as entidades, que o Governo se manifeste em relação a expansão do calendário de chamamento dos aprovados no concurso para ingresso nas Instituições de Segurança, e da mesma forma que contemple os aprovados excedentes, que já realizaram todas as fases do certame e estão aptos para também ingressar e preencher o déficit de todas as Instituições.

“É lamentável o Governo do Estado não cumprir datas históricas de Instituições centenárias referente as promoções. Caso o governo confirme para a ABERGS que as promoções do CBMRS ocorrerão somente em março, visto a nova legislação ter sido aprovada, esperamos no mínimo que os Militares que já estão aptos e seriam promovidos em dezembro, não sejam deixados de lado e sejam preteridos por outros Militares”, destacou o Coordenador Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco.

O 1° Sargento Ubirajara Ramos, Coordenador Adjunto da ABERGS, falou sobre os aprovados no Concurso para Soldado Bombeiro Militar. “Entendemos que é inadmissível que uma Corporação que presta serviços de proteção e salvamento às vidas e patrimônios tenha um déficit de mais de 700 Soldados, e um calendário previsto pelo Estado de apenas 100 concursados ingressarem em março e 121 em novembro, e ao mesmo tempo estarmos aguardando como suplentes aptos em todas as etapas 815 aprovados”, disse, ressaltando que o calendário do Governo deve ser revisto para uma melhor prestação dos serviços públicos no âmbito do CBMRS.

Da ABERGS, também estava presente a Coordenadora de Secretariado, Major Cristiane Nunes de Oliveira. Representantes da ABAMF, AMAPERGS e SindiPerícias, também participaram da reunião.

 

* Associado/a, baixe o aplicativo da ABERGS clicando AQUI.