Mesmo com a divulgação de que o Governo do Estado desistiu de instalar o Comando e a Academia do Corpo de Bombeiros Militar do RS, no espaço do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), a Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) participou da reunião pública “Qual o futuro do CETE”, promovida nesta segunda-feira (4) pelo deputado Nelsinho Metalúrgico, a partir da Frente Parlamentar de Fiscalização e Alienação dos Imóveis Públicos do RS.

Representada pelos Coordenadores Geral e Geral Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos e Tenente Coronel Alexandre Teixeira, a associação debateu junto dos presentes o futuro da sede do Comando e da Academia do Corpo de Bombeiros. “Nós fomos pegos de surpresa com a notícia de que o Comando e a Academia do Corpo de Bombeiros sairiam da sua atual sede, com a venda dos espaços, sem nenhum diálogo com a sociedade ou a própria Instituição. Nós sabemos pela própria experiência de Bombeiros que ginásios são destelhados a qualquer momento com vendavais, e nem por isso são derrubados ou vendidos, e o Complexo no CBMRS não foi atingido em nada durante o sinistro”, destacou Ubirajara.

“Há muito o que se investir na área do Corpo de Bombeiros, mas o complexo ficou intacto com o vendaval. O espaço do Comando do CBMRS é novo, feito com recursos públicos. Também ficamos surpresos em saber pela mídia que o governo recuou. O problema do bombeiro hoje não é área, mas sim fortalecimento, já que a área que hoje estamos já é aceita pela comunidade e também supre as necessidades, embora necessite de melhorias”, ressaltou o Coordenador Geral.

Uma das principais preocupações é “para onde vai o bombeiro se continuar a intensão de tirar o Comando e a Academia do CBMRS da atual área?”, destacou Ubirajara, reforçando que caso a área seja realmente vendida, todo o recurso seja destinado ao Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.

Desde o primeiro anuncio de leilão, a ABERGS a partir de nota demonstrou a sua preocupação de para onde as instalações do Comando e Academia de Bombeiros iriam caso não ocorresse a sua transferência para o CETE. Tal preocupação é reforçada com o anúncio do Governo, que está procurando uma outra área para instalar os Bombeiros. “Sempre pedimos garantias de instalações e hoje não temos nenhuma garantia. O problema do bombeiro não é área, mas sim investimento em estruturas, que já podem ser captadas visto que o CBMRS agora possui CNPJ próprio. A ABERGS apoia a Instituição Corpo de Bombeiros e está aberta ao diálogo, caso o Governo do Estado apresente uma nova proposta de fortalecimento da Instituição”, destacou o Coordenador Geral Adjunto, Tenente Coronel Alexandre Teixera.

O deputado Nelsinho falou sobre a importância da reconstrução do ginásio, destacou as negociações do Governo do Estado a partir de permutas, e a necessidade de instalações de qualidade para os bombeiros, além de uma resposta do Governo do Estado sobre a nova situação apresentada.

Também participou da reunião, representantes da Associação de Moradores do Menino Deus, que a partir do presidente José Paulo Barros, ressaltou sua satisfação com a decisão do governo, que beneficia milhares de pessoas que utilizam o espaço para atividades de esporte e lazer, mas fundamentalmente demonstrou solidariedade para que uma solução para o Corpo de Bombeiros seja definida em breve. “Esta reunião em Defesa do CETE tem legitimidade de buscar saber junto ao governo tudo o que está acontecendo. Reafirmamos que não somos contra os bombeiros, os bombeiros são nossos heróis, e merecem encontrar um lugar muito melhor que o CETE, ou manter-se no lugar onde hoje encontram-se”, disse Barros.

Após as manifestações dos representantes que estavam compondo a mesa o debate foi aberto ao público, que destacou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros e a necessidade existente para que a Corporação tenha um espaço qualificado e para que assim possa prestar serviços de excelência à sociedade gaúcha.

A ABERGS agradece o deputado Nelsinho pelo convite e ressalta seu trabalho em prol do fortalecimento do CBMRS. A reunião também contou com a participação do vereador de Porto Alegre, Aldacir Oliboni.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva