Os Coordenadores Geral e Geral Adjunto da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco e 1° Sargento Ubirajara Ramos, participaram no sábado (13) de Encontro dos Bombeiros Veteranos do 2° Batalhão de Bombeiro Militar, no município de Campo Bom, e que serviram no antigo 2° GI.
O objetivo do encontro foi confraternizar com estes nobres bombeiros que fizeram parte da história da instituição nesta região, onde muitos com o passar dos anos serviram em outras regiões, e continuaram a elevar o nome do Corpo de Bombeiro Militar do RS – CBMRS, ao qual hoje é uma instituição independente de muita credibilidade.
Na ocasião os Coordenadores falaram sobre as pautas da entidade que estão junto do Governo do Estado, e do trabalho da ABERGS para a valorização do mais moderno até o mais antigo Militar, mas principalmente valorizando a história deste veterano e buscando inclusive o reconhecimento como Bombeiros Militares da Reserva do CBMRS, algo que não foi possível com a emancipação visto a falta de legislação.
O Coordenador Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, falou sobre a época em que serviu no antigo 2° GI, e o quanto aprendeu ainda como Oficial Intermediário, todo conhecimento e responsabilidade que adquiriu com o tempo, graças a experiência dos veteranos que ali se encontrado.
Para o Coordenador Adjunto, 1° Sargento Ubirajara Ramos, havia chegado recentemente do XXII Fórum ANERMB, que reuniu Militares de todo o Brasil, falou sobre a conjuntura e ações que vem ocorrendo no país e do papel da ABERGS em defesa de todos os bombeiros Militares. Da mesma forma falou que uma instituição somente é forte quando respeita e valoriza a sua história e os homens e mulheres que fazem parte do CBMRS e hoje fortalecem a instituição se deu graças ao trabalho dos Militares que ali se encontravam.
A ABERGS ainda proferiu a importância de fortalecimento da entidade e também do âmbito político e parlamentar, para que os Militares Estaduais não tenham mais seus direitos feridos a partir de governos que não valorizam os homens e mulheres que se dedicam a salvar e proteger a sociedade gaúcha.
No evento haviam muitos integrantes do movimento “Somos bombeiros que buscam reconhecimento como Militares da Reserva do CBMRS”, algo que já foi encaminhado ao Governo do Estado pela ABERGS e informado ao Comando do CBMRS, e aguardam uma decisão governamental para uma legislação que propicie este reconhecimento, algo fundamental para a instituição e história do Rio Grande do Sul.
Para os Coordenadores o evento foi de extrema importância e deve ocorrer mais vezes, não só no 2° Batalhão, mas nas demais localidades do Estado. O evento teve a presença do 1° Comandante Geral do CBMRS, após sua emancipação, Coronel RR Cleber Valinodo Pereira.
A ABERGS parabeniza todo o desenvolvimento e organização do evento realizada pelo 2° Sargento Pujol, que desde o início vem buscando a confraternização com todos os Militares da Região.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!