Nesta sexta-feira (12), segundo dia do XXII Fórum Nacional de Entidades Representativas dos Militares Estaduais, a Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, participou das palestras e encerramento da atividade que reuniu centenas de militares de todo o Brasil.

O Coordenador Geral Adjunto da ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos, acompanhou uma série de palestras com o objetivo de construir, fortalecer e defender os Militares do Brasil. Nesta sexta-feira os temas abordados foram:

- Da ativa à Reserva Remunerada, fatores envolvidos na saúde do Policial e do Bombeiro Militar;

- O novo momento político-econômico nacional; e

- Habite Seguro.

“O evento foi extremamente proveitos e serviu para ampliar conhecimentos, tal como a palestra proferida pelo Comandante Geral de Santa Catarina, Coronel BM Charles Alexandre Vieira, que abordou sobre o sistema adotado unicamente neste Estado e existe o compartilhamento da gestão macro da Secretaria de Segurança, onde cada ano da gestão governamental é chefiada por um dos integrantes da segurança pública, sendo neste último o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar”, disse o Coordenador da ABERGS.

No âmbito político, as palestras realizadas pelo Ministro Onix Lorenzoni e Senador Jorginho (PL-SC), foram no sentido de fortalecimento da classe militar, para a defesa não somente das instituições militares da segurança, mas a valorização dos integrantes destas forças que tanto se dedicam em defender a sociedade.

Em sua fala, Onix, ressaltou as ações que o Governo Federal vem fazendo em prol da segurança pública de todos os Estados brasileiros, e o Senador Jorginho, esclareceu a importância do desenvolvimento dos militares no âmbito político, fortalecendo partidos que abram suas portas para que tenham cada vez mais representantes militares nos âmbitos legislativo e executivo.

Tanto o Ministro quanto o Senador falaram dos projetos que estão tramitando na Câmara Federal, entre eles o PLC 4363 que trata da Lei de Organização Nacional das Policiais e Corpos de Bombeiro Militar, dando uma padronização no Brasil, que tão logo for aprovada, irá criar um sistema único de carreira, ascensão, valorização e padronização para todas as policias e bombeiros do Brasil.

Nesta sexta-feira (12) também ouve a explanação do trabalho realizado pela equipe de psicologia, assistência social em acompanhamento aos policiais e bombeiros de SC, que é desenvolvida a partir da Soldado Camila e Cabo Gustavo, onde desenvolvem um trabalho de acompanhamento psicossocial.

Este modelo que é realizado por integrantes das organizações militares tem sido muito positivo para o acompanhamento mental de ambas instituições e da mesma forma a preparação para que aqueles depois de 30, 35 anos de serviço, tenham um acompanhamento para melhor usufruir da merecida reserva remunerada.

O evento foi extremamente positivo e no final foi entregue a “Carta de Florianópolis”, assinada por todas as entidades que representam os militares do Brasil, inclusive da ABERGS, de forma solidária, também apoiando as solicitações das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, que deverão ser entregues ao presidente Jair Bolsonaro, pelo Ministro Onix.

Durante todo o segundo dia de evento, o Coordenador da ABERGS esteve com a camiseta azul da entidade, alusiva ao Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata.