Na data em que é celebrado o Dia Nacional do Bombeiro Militar, 18 militares receberam suas insígnias do Curso de Salvamento em Altura - CSALT, realizado durante o período de 2 de maio a 20 de junho, pela Academia de Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. A formatura aconteceu no domingo, 2 de julho, na sede do Comando da Corporação, que reuniu durante todo o dia, mais de cinco mil pessoas para celebrar junto da Corporação, o Dia do Bombeiro.

A formatura em grande estilo ocorreu com a apresentação dos formandos, que realizaram técnicas aperfeiçoadas durante o curso de salvamento em altura, finalizando com o número 1 da turma, o 2° Sargento Filipe Martins da Cunha, do 1° Pelotão da 1ª Cia. Do 6° Batalhão de Bombeiro Militar, associado da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, que simulou um resgate a partir do salto de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal.

Os alunos tiveram 300 horas/aula, entre teoria e prática, e entre os militares bombeiros, também participaram da atividade dois policiais do Batalhão de Aviação da Brigada Militar. A partir de agora, os militares já estarão disponíveis para a prestação deste serviço de excelência para a sociedade gaúcha, considerado um dos mais perigosos e minuciosos do CBMRS, visto que requer atenção, precisão e extrema técnica. O curso foi coordenado pelo Major Abílio Homrich, do CBMRS, que fala sobre o treinamento. Veja clicando AQUI.

 

Homenagem aos incentivadores e apoiadores

Da ABERGS, estiveram presentes os Coordenadores Geral Adjunto e Adjunto de Secretariado, 1° Sargento Ubirajara Ramos e 2° Sargento Nelvio Rodrigues, que em nome da associação receberam ao final da formatura uma homenagem por ser exímia apoiadora do curso, acompanhando desde a aula inaugural, até a formatura, incentivando e apoiando para que os militares realizassem e concluíssem com maestria um dos cursos mais desafiadores do CBMRS.

“Foi um dia importante para o CBMRS, de casa cheia, que reuniu a sociedade e também os militares para celebrar o Dia do Bombeiro Militar e a formatura do CSALT. A ABERGS orgulha-se em apoiar o fortalecimento da Corporação a partir de seus militares, que certamente fazem parte dos melhores que temos no Brasil. Este curso e as portas abertas são um novo marco para o CBMRS, no qual a ABERGS sempre fará parte”, destacou Ubirajara.

 

Portas abertas do CBMRS

Para comemorar o Dia Nacional do Bombeiro Militar, o CBMRS abriu as portas de sua sede de forma inédita, reunindo centenas de famílias, que aproveitaram o dia para conhecer um pouco mais dos serviços prestados e a estrutura do Corporação.

Binômios do Canil de Porto Alegre e Santa Maria realizaram demonstrações e fizeram fotos com os presentes, que também puderam vestir parte das roupas de combate a incêndio, conhecer equipamentos de resgate, técnicas de salvamento como em casos de engasgo, prestigiar uma emocionante exposição fotográfica, que relembrou o incêndio na Secretaria de Segurança Pública do Estado – SSP/RS, em 2021; assim como realizar atividades de tirolesa, entre tantas outras que estavam à disposição.

Tanto o Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Rodrigues, como o secretário da SSP/RS, Sandro Caron, destacaram que o momento é de extrema alegria, afinal, reuniu milhares de pessoas oriundas da sociedade, que viveram momentos certamente inesquecíveis na sede da Corporação, e avaliam a instituição tendo 90% de credibilidade e confiança.

 

Instalação do Batalhão da Reserva Altiva do CBMRS

Na oportunidade, antes da formatura do CSALT, bombeiros veteranos que integram a Reserva Altiva do CBMRS, receberam do Comandante Coronel Eduardo Estêvam Rodrigues, e do Secretário, Sandro Caron, uma boina, instituindo efetivamente o Batalhão da Reserva Altiva do CBMRS, que tem como objetivo não só a valorização dos militares, como também a preservação da memória viva daqueles que dedicaram suas vidas ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.

Conforme o Coronel Evilton Pereira Diaz, Comandante do Batalhão da Reserva Altiva, os Veteranos podem e certamente ainda irão contribuir muito para o fortalecimento do CBMRS. “Queremos que o veterano tenha certeza que não foi e não será esquecido, por isso, iremos nos reunir e trabalhar sempre, para que os veteranos e veteranas vivam bem, tenham sua saúde preservada, e que estamos sempre juntos, contando histórias que fizeram com que o CBMRS se tornasse o que é hoje, uma Instituição reconhecida e respeitada em todo o Estado”, disse.

 

Veja AQUI a galeria de imagens deste grande dia.

 

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!