A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) a partir dos seus coordenadores geral, 1º Sargento Ubirajara Ramos; geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco; e de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, prestigiou na manhã deste sábado (1º), data que antecede o Dia Nacional do Bombeiro, a formatura de 144 soldados bombeiros militares, em Porto Alegre. Acompanhado por autoridades estaduais, familiares e amigos, a solenidade reuniu centenas de pessoas, que celebraram o início da trajetória destes homens e mulheres no Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS).
Conforme o coordenador geral da ABERGS, a Associação orgulha-se em fazer parte desta história, lutando para que estes jovens fizessem parte da Corporação. “Participamos de formaturas no interior do Estado e finalizamos na Capital gaúcha. A ABERGS deseja a todos estes homens e mulheres sucesso para que possam fortalecer o Corpo de Bombeiros e trilhar uma belíssima carreira defendendo a sociedade gaúcha. Esperamos que nos próximos dias também sejam anunciados os 75 suplentes que deverão ingressar no Corpo de Bombeiros, onde a ABERGS continua lutando e articulando positivamente junto ao Comando e Secretaria de Segurança Pública do Estado”, reafirmou Ubirajara.
Ao todo estão se formaram em diversas regiões do Estado, 272 novos bombeiros que irão integrar as diversas unidades do CBMRS. As atividades escolares destes novos soldados iniciaram em 21 de novembro de 2016, cumprindo um planejamento de 1.385 horas/aula, abordando as disciplinas de busca terrestre, aquática e aérea, técnicas de combate a incêndio, suporte básico da vida, segurança e prevenção de incêndios, proteção e defesa civil, entre outras.
Para o Comandante do CBMRS, Coronel Adriano Krukoski, este é o primeiro passo dos soldados a nova missão de vida. “Talvez o mais difícil não seja o treinamento que receberam, mas a missão mais árdua que os senhores terão pela frente é manter-se na profissão de maior reconhecimento mundial. Apesar de ser reconhecida nos momentos mais difíceis, tenham certeza que a qualquer momento lá estarão estes bravos homens e mulheres para atender a sociedade gaúcha. Agora vamos para a vida real, estamos aqui para servir a sociedade e devemos estar prontos para qualquer missão”, disse.
O secretário de Segurança Pública do RS, Cezar Schirmer, representando o governador José Ivo Sartori, ressaltou o reconhecimento do trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros e anunciou que possivelmente na próxima semana, o governador anunciará o chamado de mais 75 novos soldados bombeiros, remanescentes do último concurso, que foram aprovados porém as vagas já haviam sido preenchidas.
“Até o fim deste ano queremos ter novos 505 bombeiros militares nesta atividade tão relevante e cada vez mais importante na vida dos gaúchos. Ainda na semana que vem se tudo correr conforme o que estamos prevendo, a Assembleia Legislativa votará finalmente a separação amigável e definitiva do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, se instituindo no RS uma instituição autônoma e certamente para alçar voo na dimensão da sua modernidade, eficiência e resultados cada vez mais positivos em fazer da segurança e atividades de bombeiro do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul”, ressaltou Schirmer.
Os 114 bombeiros formados hoje são de turmas dos municípios de Porto Alegre, São Leopoldo e Esteio.
Fonte e imagens: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva
Leia também: Corpo de Bombeiros forma mais de 100 alunos / Com direito a batismo, 114 bombeiros se formam na Capital