A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) a partir dos Coordenadores Geral, 1º Sargento Ubirajara Ramos e de Secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, prestigiaram na noite desta quinta-feira (19) a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), realizado pela primeira vez no Rio Grande do Sul pela metodologia de ensino à distância.
Realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) formou 22 Oficiais, que durante cinco meses dedicaram-se aos estudos, que serão vinculados ao planejamento estratégico do CBMRS para que possam ser aproveitados no crescimento Institucional.
O Comandante do CBMRS Cleber Valinodo Pereira falou sobre a importância da capacitação e o importante passo da Corporação. “Hoje formamos 22 alunos em uma metodologia inédita na Corporação, qualificando Oficiais em gerenciamento, gestão e administração, preparando estes novos Capitães para exercer diversas funções no Estado do RS”.
O Coordenador de Secretariado da ABERGS, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, destacou a importância desta formação para o CBMRS. “Parabenizamos os formandos, mas também o Comando da Corporação que de forma inovadora está incentivando o ensino à distância em todos os cursos de qualificação e aperfeiçoamento de Oficiais e Praças, vendo que este é um caminho a ser adotado por esta nova Corporação”, disse.
Ainda conforme Teixeira o CAO é um curso importantíssimo para a carreira do Oficial pois qualifica ele para exercer a gestão macro.
Com a presença de autoridades como o secretário adjunto da Segurança Pública do RS, Coronel Everton Santos Oltramari, que também é paraninfo da turma de Capitães; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS, Juiz Coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, e demais autoridades municipais e estaduais, em todas as manifestações foi levantada a pauta da segurança pública e a necessidade de união de todos para que a sociedade gaúcha sinta-se protegida.
O Sub Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Coronel Demargli da Costa Farias, destacou a receptividade do Rio Grande do Sul, e da alegria que foi em poder contribuir nesta formação. “Somos bombeiros, nós fomos chamados para contribuir na formação de Capitães no Rio Grande do Sul, e temos certeza que no dia em que nós chamarmos vocês, o Rio Grande do Sul também irá se apresentar em nosso Estado. Certamente o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul muito em breve será modelo e exemplo para todo o país”, destacou.
Conforme o Capitão Vinicius Lang, o 1º colocado da turma, o curso deixa um legado que servirá para auxiliar neste novo momento da Corporação. “Foram meses de aprendizado e estudo, finalizamos o curso felizes e satisfeitos por ter certeza de que estamos preparados para contribuir efetivamente para a consolidação do CBMRS e com serviços de excelência para o povo gaúcho”.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva