A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) participou nesta segunda-feira (25) da solenidade oficial de posse do 1º Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do RS (CBMRS), Coronel Cleber Valinodo Pereira; e Subcomandante-geral, Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior.

Com a presença do governador do RS, José Ivo Sartori; do vice-governador, José Paulo Cairoli; do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer; e demais autoridades Estaduais, Municipais e Militares, além de amigos e familiares, a assunção do 1º Comandante Geral do CBMRS foi marcada pelo discurso de transparência e compromisso, com o objetivo de estruturar uma Instituição forte e voltada para os serviços de prevenção.

 “É importante que a gente trabalhe forte na prevenção para diminuir consideravelmente o combate”, reafirmou o Comandante, que durante seu discurso de posse usou como exemplo a ave Fenix. “A Fenix é um pássaro da mitologia grega que quando morria após algum tempo renascia das próprias cinzas. Ela também era conhecida por sua intensa força, pois tinha o tamanho de uma Águia e podia carregar consigo em pleno voo grande peso. De acordo com as lendas também tinha o poder da cura, simbolizando o sol. A Fenix também é sinônimo de força e superação”, disse.

“Estamos iniciando uma nova Instituição, com a expectativa de tempos melhores, que só virão se fizermos a nossa parte. Vamos nos libertar e recomeçar esta nova história de forma mais leve, com nova disposição e propósito. Vamos construir um Corpo de Bombeiros moderno, enxuto e eficiente, um Corpo de Bombeiros voltado à sociedade e não voltado para si mesmo. Uma Corporação menos burocrática e mais operacional, com agilidade nos processos e planejamento, focando nas ações, estabelecendo prazos para serem cumpridos e buscando excelência e qualidade do atendimento a comunidade”, disse o Comandante Cleber, ressaltando que a prioridade do Comando será fortalecer a integração e parceria com outros órgãos, principalmente com os municípios, incentivando a criação de bombeiros comunitários e também orientando bombeiros voluntários.

“É importante que a gente acelere o processo de prevenção de incêndio. É inadmissível que qualquer estabelecimento seja ele público ou privado tenha demora na análise de projetos. Então nosso foco é trabalhar na prevenção contra incêndios em todos os municípios do Rio Grande do Sul”, destacando ainda que irá buscar acelerar os processos inclusive para não travar a economia de qualquer município, seguindo a linha de desenvolvimento do Governo do Estado.

O coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, parabenizou o Comandante Geral e Subcomandante-geral, reafirmando que “a Associação colocasse à disposição para o diálogo e trabalho em prol da Corporação, dos bombeiros e bombeiras de todo o Estado para que fundamentalmente continue sendo reconhecida como uma das melhores Corporações do país, com excelência no trabalho desenvolvido para toda a sociedade”, disse o coordenador ressaltando que a ABERGS está pronta para auxiliar em tudo o que for possível.

O governador Sartori destacou que “este é um momento importante, que marca o início de uma nova etapa para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Nosso Estado vive um momento de travessia. Não posso deixar de reconhecer o trabalho realizado por vocês, que, mesmo com as dificuldades, nunca deixaram de cumprir o seu dever com a mesma coragem e dedicação”.

Da ABERGS, estiveram ainda o coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco; e o coordenador de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira.

Veja o vídeo da ABERGS clicando AQUI

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva

Imagens: Camila Cardoso