Foi realizado nesta quinta-feira (21), no Palácio Piratini em Porto Alegre, Tributo ao Pacto de Pedras Altas – Centenário da Revolução de 1923. A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, estava representada pelo Coordenador Geral, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski.

Na ocasião o coordenador da ABERGS recebeu a Outorga da Medalha de Pedras Altas. “Sou um estudioso da história do Rio Grande do Sul, e certamente é uma honra para a ABERGS hoje receber esta medalha, que conta um pouco da história do nosso Estado e que ainda pode ser visitada em Pedras Altas, em um castelo que foi adquirido pela família Segat, e que é de uma riqueza patrimonial sem tamanho para o Rio Grande”, destacou Ostaszewski.

A Revolução de 1923 entre chimangos e maragatos, resultou na morte de mais de mil pessoas, tendo como um dos momentos-chave para o entendimento do conflito a eleição para a presidência do Rio Grande do Sul, o que hoje é considerado à disputa pelo Governo do Estado, onde o Partido Republicano, de Antônio Augusto Borges de Medeiros, foi declarado vencedor, derrotando Assis Brasil.

A guerra civil de 1923, foi o último conflito armado que dividiu o Estado.

 


ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!