A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) aprovou neste sábado (28) durante Assembleia Geral o novo estatuto social da Associação. Além dos coordenadores estavam presentes associados de todo o Estado, coordenadores regionais e o núcleo de atendimento jurídico Martini, Medeiros e Tonetto Advogados Associados da ABERGS, responsável por apresentar aos presentes o estatuto e esclarecer dúvidas.

A Assembleia foi aberta pelo coordenador de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, que ressaltou a importância deste novo estatuto, que deixa mais transparente e claro os deveres da ABERGS enquanto entidade representativa de Oficiais e Praças do serviço ativo, da reserva remunerada e reformados do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS). “Buscamos neste novo estatuto apresentar de forma transparente todo planejamento, deveres e direitos da ABERGS com seus associados. Somos uma entidade respeitada e a partir deste novo estatuto devemos apresentar também nossa visão política e institucional, enquanto entidade representativa de militares”, disse.

O coordenador geral da associação, 1º Sargento Ubirajara Ramos também durante a abertura agradeceu a presença dos associados do interior do Estado, destacando que este é um momento muito importante para a ABERGS. “Em 2008 nosso estatuto foi criado, em 2009 devido a burocracia ele foi implementado, há nove anos trabalhamos pelos bombeiros e bombeiras militares do RS, somos uma entidade reconhecida em todos os Poderes e temos o dever de deixar muito claro em nosso estatuto todos deveres da associação e os benefícios proporcionados aos associados”, disse Ubirajara.

O assessor jurídico, Anderlon Junqueira apresentou todas as cláusulas do estatuto, esclarecendo dúvidas dos associados presentes. “Este novo estatuto apresenta claramente todas os direitos e deveres tanto do associado quanto da ABERGS”, ressaltando que por ser uma entidade representativa sem fim lucrativo todos os artigos vão ao encontro dos direitos dos associados bombeiros e bombeiras militares de todo o Estado.

“Hoje aprovamos o novo estatuto com o aval dos nossos associados, que compreendem o tamanho da ABERGS e a responsabilidade que tem em representar os bombeiros e bombeiras de todo o Estado.  Agradecemos a confiança e reiteramos nosso compromisso em debater com os bombeiros de todo o Estado, deixando nossas portas abertas para sugestões que qualifiquem ainda mais a Corporação. Somos um braço que auxilia o Comando e acreditamos caminhar ao lado de todos para uma Corporação cada vez mais forte e promissora”, destacou o coordenador de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, agradecendo aos associados e reforçando a luta pelos direitos de cada um deles.

Novos Associados

Um dos objetivos da Associação também é aumentar o número de associados. “Embora atualmente sejamos a maior associação representativa conforme proporcionalidade de efetivo, a aprovação do PLC 148, pela Assembleia Legislativa do RS, apresenta novos critérios para as entidades representativas. Iremos agir de forma transparente e conforme determina o PLC, fazendo com que os trabalhos realizados pela Associação não sejam prejudicados por esta nova determinação”, disse o coordenador de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira.

Da ABERGS estavam presentes os coordenadores geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco; coordenador de secretariado adjunto, Soldado Nélvio da Silva Rodrigues; coordenador de finanças e adjunto, Soldado Eduardo Dellagnse de Aguiar e Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski; também o coordenador de logística, 3º Sargento Marco Aurélio Ataide.

** O novo estatuto será disponibilizado em breve no site da ABERGS.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva / Fotos: Camila Cardoso