A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, a partir dos Coordenadores Geral e de Finanças Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos e o Tenente Coronel RR José Henrique Ostaszewski, esteve reunida na sexta-feira (23) junto do Pelotão do município de Ivoti, para tratar de demandas com os 1º Tenentes do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM). A reunião foi solicitada pelos Oficiais subalternos que atuam na região deste Batalhão, e que são associados da ABERGS.
O objetivo da reunião foi apresentar para a ABERGS algumas demandas, mas também ouvir os coordenadores sobre o atual cenário político Estadual e Federal. Na oportunidade os Oficiais falaram sobre as atividades que vem desempenhando com eficiência nos diversos municípios que compreendem a área de atuação do 2º BBM, visto que suas responsabilidades abrangem a cobertura de diversas áreas territoriais. Conforme os 1º Tenentes a integração com Prefeituras, Câmaras de Vereadores e comunidades vivas locais, fortalecem o Corpo de Bombeiros Militar.
Foi apresentado a ABERGS uma preocupação sobre o corpo técnico que compõem o Corpo de Bombeiros Militar do RS - CBMRS a partir da Lei 14.376/13, bem como a valorização profissional que estes militares desejam de fato, pelo desempenho e responsabilidade territorial ocupadas pelos seus cargos.
A ABERGS comentou sobre os assuntos da reunião que teve na quarta-feira (21) com o Comandante do CBMRS, onde o Coronel César Eduardo Bonfanti, defendeu algumas ideias apresentadas pela ABERGS, dentre elas a revisão do corpo técnico que compõem a legislação citada anteriormente, e as propostas que os associados da ABERGS defendem desde a Assembleia Geral realizada, propostas estas que a associação já encaminhou para o Comando, assim como para o Governo do Estado e baseiam-se na construção de uma carreira do CBMRS baseada nos demais Estados do Brasil, informou ainda que a nível nacional no congresso já há um debate sobre o marco regulatório da carreira dos servidos militares estaduais.
Nesta linha, a carreira do CBMRS assim como nos demais Estados, deverá voltar todos os Postos e Graduações, permitindo também que os Oficiais subalternos possam ascender na carreira a partir de um quadro especifico, como sempre ocorreu no Exército Brasileiro, onde o Corpo de Bombeiros é força auxiliar e reserva.
Da mesma forma, a ABERGS também defende que a base do CBMRS seja temporária, composta por militares temporários, o que também já vem sendo discutido no Brasil, fazendo com que o impacto previdenciário diminua, e ocorra a fluidez sistemática da carreira para os militares da ativa. Tudo isso se baseando principalmente em uma lei de transição que permita a valorização dos atuais militares e não prejudique e nem coloque em risco qualquer direito já conquistado aos que se encontram na carreira atual.
Ao final da explanação, os Coordenadores da ABERGS salientaram que vem acompanhando a Reforma da Previdência a partir do PL 1645 que trata especificamente dos militares federais, mas que vem dialogando sistematicamente com outras entidades do Brasil para que seja construída uma emenda que garanta a simetria dos militares estaduais, junto as forças armadas, e acredita que enquanto essa legislação não for aprovada, bem como a lei orgânica nacional, não ocorrerá neste momento uma mudança de carreira. A ABERGS aguarda que estas legislações sejam aprovadas.
“Temos convicção de que estamos em um excelente caminho, pois estamos seguindo um padrão nacional, ouvindo os nossos associados, e respeitando a assembleia geral realizada pela ABERGS junto do Seminário Bombeiros que Queremos, onde ouvimos os principais Corpos Bombeiros Militar de todo o país. Nossa defesa baseia-se em uma base temporária, na ascensão do oficial subalterno, de um quadro especifico para o CBMRS, valorizando todos os militares, fortalecendo a instituição desta forma retornando a sociedade gaúcha um serviço de excelência” disse o Coordenador de Finanças Adjunto, Tenente Coronel RR José Henrique Ostaszewski.
Para o Coordenador Geral, 1º Sargento Ubirajara Ramos, a reunião solicitada pelos associados do 2º BBM foi muito positiva. “Assim como a ABERGS viaja por todo Estado, falando sobre os cenários estadual e federal, a associação está sempre pronta para dialogar com todos os associados e aqueles que desejam se associar, sempre que solicitarem a presença da ABERGS”, disse o Coordenador Geral 1º Sargento Ubirajara Ramos.
Ainda conforme o Coordenador Geral, ficou acertado que os Comandantes de Pelotão do 2º BBM, irão realizar reuniões com o seu efetivo local, para em breve a ABERGS apresentar novidades sobre as demandas conversadas. Como sugestão os 1º Tenentes falaram sobre a importância de reuniões em outros Batalhões, e que os 1º Tenentes de cada área de atuação possam ouvir diretamente da Coordenação às propostas e esclarecimentos da ABERGS.
A ABERGS salienta que dialoga do Soldado ao Coronel e que em breve, já com a autorização do Comandante, irá realizar reunião com os Oficiais superiores associados e que hoje representam em torno de 80% dos Oficiais da ativa.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva