Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, reuniram-se na tarde desta quarta-feira (05), com a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, do Governo do Estado, Danielle Calazans; e o secretário adjunto, Bruno Silveira. O objetivo do encontro foi dar continuidade nas tratativas ocorridas na gestão passada na Casa Civil e ainda pendentes.

A ABERGS vem realizando uma série de encontros com as principais pastas do governo, buscando contemplar as demandas que os Oficiais e Praças Bombeiros Militares trouxeram para entidade.

No mês de fevereiro a reunião ocorreu com o Secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, e neste momento a sequência está sendo dada com secretária Danielle Calazans, responsável por uma pasta de extrema importância para encaminhamento e possíveis atendimentos demandados.

Na ocasião foi tratado a questão salarial que deve ser corrigida, seguindo os parâmetros de uma carreira militar vertical e escalonada, buscando a correção de índices, recomposição de perdas e reajuste real dos vencimentos, colocando fim na parcela de irredutibilidade, níveis de soldados e buscando a volta de postos e graduações suprimidos para fluidez na carreira e consequentemente o avanço salarial, visto a extinção dos avanços temporais, conforme emenda Constitucional.

A ABERGS também debateu temas importantes e que já tramitam na Casa Civil, Secretaria de Segurança Pública – SSP, e Procuradoria Geral do Estado - PGE.

A reunião com a SPGG, foi positiva e a Secretária após maior aprofundamento das demandas, dará continuidade em uma nova reunião juntamente com o Secretário Chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

A ABERGS viu como muito produtiva a reunião com a SPGG e aguardará nova agenda, trazendo mais informações aos seus associados.

 

Alguns temas de extrema urgência abordados na reunião, estão:

  • Promoções de Oficiais e Praças para este semestre;
  • Abertura de CTSP e CBA, para todas as vagas existentes, conforme PROA em andamento;
  • Reconhecimento dos Bombeiros Veteranos, como Força Reserva do CBMRS;
  • Chamamento de todos os aprovados capitães e soldados, conforme a previsão legal do edital;
  • Plano de Carreira Próprio para o CBMRS, aos moldes da Lei Orgânica Nacional e Carreira dos militares do Estado do Ceará;
  • Fim dos níveis de Soldado;
  • CORREÇÃO e IMPLEMENTAÇÃO da verticalidade, REAJUSTE dos vencimentos, RECOMPOSIÇÃO inflacionária e INCORPORAÇÃO da parcela de irredutibilidade nos vencimentos dos MILITARES do ESTADO.
  • Entre outras demandas de extrema importância, já em andamento conforme publicado no site da ABERGS;

 

 

Veja clicando AQUI a Análise de restruturação dos Subsídios da Carreira Militar do Estado do Rio Grande do Sul.

Veja clicando AQUI a Tabela de Restruturação dos subsídios, retorno da verticalidade e reajuste dos vencimentos.

Cópia do Ofício - Clique AQUI e veja as demandas já apresentadas ao governo e que ainda não foram atentidas. 

Veja clicando AQUI o Ofício que trata sobre a Carreira do CBMRS e da Transposição dos Bombeiros Militares que estão na reserva da BM e querem ir para a reserva do CBMRS. 

 

  

Da ABERGS, participaram os Coordenadores Geral e Geral Adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco, 1° Sargento Ubirajara Ramos e 2° Sargento Nelvio Rodrigues.

Da SPGG, participaram também a Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Ana Dal Bem; e a Assessora Especial de Gestão de Pessoas, Iracema Castelo Branco.

 

Veja a fala do Coordenador Geral da ABERGS, clicando AQUI.

 

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!