A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) reuniu-se nesta quarta-feira (22) em sua sede, com a comissão representativa dos aprovados do Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP) e também comissão dos 3º Sargentos. O objetivo da reunião foi alinhar o discurso para que todas as vagas sejam preenchidas por completo. A reunião foi realizada com os coordenadores geral e adjunto da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos e Tenente Coronel Ederson Franco. 

No decorrer da reunião após discutidas várias questões técnicas de preenchimento destas vagas, assim como o próprio processo de valorização dos 3º Sargentos, bem como os aprovados do atual concurso, ficou decidido que um documento técnico será formulado e encaminhado ao Comando do Corpo de Bombeiros (CBMRS), visto que assim a Corporação terá subsídios para o preenchimento destas vagas de forma legal, ao qual visa a valorização dos servidores e também a preocupação com o impacto financeiro no Estado do RS.

Este documento após apresentado ao Comando do CBMRS, e após ter seu aval, também será reproduzido ao Parlamento Gaúcho e Poder Executivo, bem como a Secretaria Estadual de Segurança Pública, para que assim o quanto antes o Corpo de Bombeiros tenha o seu quadro completo.

A proposta da ABERGS após apresentar o documento ao Comando, é alinhar uma nova reunião entre comissão de aprovados, comissão de 3º Sargentos e o Comando do Corpo de Bombeiros juntamente com a ABERGS. “Com esta ação podemos dar subsídios para que o Corpo de Bombeiros possa o quanto antes a partir de um cronograma programado, completar as vagas de 2º Sargento em aberto”, disse o coordenador geral da ABERGS, Ubirajara.

A coordenação da ABERGS destaca ainda que é de extrema importância a união dos aprovados que se configura em grande parte em novos servidores. “A maioria são jovens os profissionais aprovados, e para as vagas de 3º Sargento, a maioria são mais antigos. É importante falar a mesma língua para que as vagas sejam preenchidas e ambos, aprovados e 3º Sargentos, sejam contemplados”.

Também participou da reunião o Coordenador de Secretariado Adjunto da ABERGS, Soldado Nélvio da Silva Rodrigues.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva