A coordenadoria da Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) esteve reunida na manhã desta quinta-feira (25) com o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS). O objetivo da reunião foi tratar de algumas demandas apontadas pelos associados da ABERGS e também esclarecer algumas dúvidas sobre o andamento da reestruturação do Corpo de Bombeiros e demais pautas.

A ABERGS foi recebida pelo Comandante Geral, Coronel Cleber Valinodo, pelo SubComandante Geral, Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Jr, do diretor do departamento administrativo, Tenente Coronel Darlan da Silva Adriano e o Comandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar de Porto Alegre, Tenente Coronel Cesar Eduardo Bonfanti.

Conforme o coordenador geral adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, dentro das demandas entregues ao Comando estava um ofício produzido pelos 1º Sargentos associados. “O Comando se comprometeu em analisar e assim que possível marcar agenda diretamente com uma comissão representativa dos 1º Sargentos. O Comando quer ouvir pessoalmente suas demandas e também explanar o planejamento organizacional do Corpo de Bombeiros no que afeta também os 1º Sargentos”, disse.

O coordenador de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, destacou que a ABERGS questionou o Comando sobre o andamento da identificação funcional a partir da carteira de identificação dos servidores, já muitas encontram-se vencidas e ainda são feitas pela Brigada Militar. “O Comandante respondeu que a Secretaria de Segurança Pública (SPP) do Estado está desenvolvendo um sistema ao qual os servidores da área de segurança pública devem possuir uma única carteira, e assim que pronto esta deve ser a nova identificação que o Corpo de Bombeiros Militar irá usufruir”.

Os coordenadores questionaram ainda sobre o andamento das funções gratificadas (FGs) que são relativas ao cargo de 1º Tenente. “Havia uma preocupação dos mesmos relativa a emancipação, se teriam suas FGs inerentes ao cargo garantidas após este processo. O Comando destacou que está atento e trabalhando neste sentido, e que também sobre esta demanda a SSP já está trabalhando para distribuir de maneira igualitária e proporcional para a Brigada Militar e Corpo de Bombeiros”, destacou o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos.

Os coordenadores avaliaram a reunião como muito proveitosa e destacaram que a ABERGS continua à disposição para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros, agradecendo as palavras do Comandante que destacou que as portas do Comando estão sempre abertas para esclarecer qualquer dúvida dos associados da ABERGS.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva

Foto: Wilson Cardoso