A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) a partir do Coordenador Geral, 1º Sargento Ubirajara Ramos, esteve nesta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa no Gabinete do Deputado Estadual Pedro Pereira (PSDB). O objetivo da reunião foi tratar sobre a Região de Canguçu, que possui cerca de 50 mil habitantes e ainda não conta com Bombeiros Militares.
“A ABERGS conhece a realidade do Estado e sabe que bombeiros de municípios vizinhos acabam atendendo esta Região que possui um grande número de habitantes. Sabemos que muito ainda deve ser feito e reconhecemos o trabalho do deputado Pedro Pereira, por isso reafirmamos que estamos sempre abertos ao diálogo para que possamos construir políticas públicas voltadas ao Corpo de Bombeiros, seus servidores e consequentemente aos cidadãos de todas as Regiões do RS”, disse Ubirajara.
Para o parlamentar, que foi um dos grandes precursores da emancipação do Corpo de Bombeiros, por ter encaminhado uma Proposta de Emenda Constitucional que posteriormente foi substituída por uma mesma proposta do Poder Executivo no ano de 2013, “a ABERGS vem desempenhando um ótimo trabalho para o Corpo de Bombeiros, para o desenvolvimento do Estado e principalmente para a sociedade gaúcha”.
O deputado destacou que reconhece o trabalho da ABERGS, entidade representativa de Oficiais e Praças, e propôs que no aniversário da Associação, celebrado no dia 5 de outubro, seja realizada uma homenagem por completar 10 anos de serviços prestados não só aos associados, mas também ao Estado.
O deputado no ano de 2013 foi um dos agraciados com a Comenda Vladimir Varella Escobar, homenagem de mais alto grau da ABERGS para personalidades ilustres que apoiaram a entidade em suas demandas.
Comenda Vladimir Varella Escobar
A Comenda Vladimir Varella Escobar, leva o nome de um inestimado Bombeiros e Coordenador da ABERGS (In Memoriam) em reconhecimento a sua dedicação enquanto em vida, de forma tenaz e qualificada em prol da atividade de bombeiro e da causa emancipação. O Sargento Varella como era conhecido incluiu no Corpo de Bombeiros em 1988, psicólogo de formação priorizou a atividade de Bombeiro, porém, quando necessário exercia a psicologia de maneira voluntária para apoiar e orientar os colegas. Varella nasceu em Bagé no ano 1968 e nos deixou em 12/10/2011 de forma prematura e trágica ao ser assassinado, fardado de Bombeiro deu sua vida para proteger seu lar e sua família com a coragem e perseverança digna de um grande bombeiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva