Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) acompanhados de uma comitiva de Capitães, estiveram nesta quarta-feira (10) no Palácio Piratini, para reunião com o secretário da Casa Civil, Fábio Branco. O encontro que também contou com a presença do deputado estadual, Bombeiro Bianchini, abordou os Projetos de Lei Complementares (PLC) 278 e 279 do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), a situação dos Capitães que estão trabalhando a partir de medida judicial e a apresentação das atividades da ABERGS.

Conforme o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, o objetivo da reunião foi debater a questão dos Capitães, pedir urgência ao encaminhamento e votação dos PLCs, e que aguardam que o Governo tenha este entendimento e coloque em caráter de urgência conforme o artigo 62 previsto na Casa Legislativa.  

“A reunião serviu para estreitar laços com a Casa Civil, o que é uma proposta desde o início da fundação da ABERGS, um diálogo transparente e permanente com todos os órgãos do Estado, Corpo de Bombeiros e servidores”, disse Ubirajara, destacando que o secretário deverá realizar uma reunião já na próxima semana para organizar a questão dos projetos que devem ir a votação e que espera resolver o quanto antes a situação. “O secretário também se comprometeu em analisar com cautela as propostas da ABERGS sobre as emendas dos projetos”, completou.

O secretário Fábio Branco afirmou que está se apropriando do trabalho e que pretende se inteirar dos assuntos relacionados à ABERGS com o deputado Bianchini para fortalecer o diálogo, e manter uma agenda permanente com a entidade.

O coordenador geral adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, disse que os coordenadores também aproveitaram a oportunidade para se colocar à disposição para o debate sobre as pautas do CBMRS. “Desejamos boas-vindas ao secretário Fábio Branco que assumiu faz pouco tempo a Casa Civil, falamos do trabalho realizado pela associação e nos colocamos a disposição para debater assunto ligados a Corporação, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do trabalho e consequentemente dos serviços prestados a população”, destacou o coordenador adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco.

Acompanhou a reunião o subchefe Legislativo, César Marsillac, e os coordenadores da ABERGS de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira Santos; coordenador de finanças adjunto, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva

Foto: Nabor Goulart/Casa Civil