Por solicitação de um grupo de 1° Tenentes associados, a Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS ouviu demandas na manhã desta terça-feira (10) durante reunião em sua sede, e esclareceu dúvidas sobre a Reforma da Previdência e demais pautas ligadas diretamente aos Militares. Os 1° Tenentes ouviram sobre a atual realidade do Plano de Carreira dos Militares, a valorização da Carreira Militar, além de pontos já aprovados pela associação em Assembleia Geral entre Oficiais e Praças, como a base da carreira temporária e ascensão dos 1º Tenentes a partir de um quadro específico como ocorre nos demais Estados do país.

O Coordenador Geral da ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos, destacou que a ABERGS tem como missão defender os direitos de seus associados e fortalecer o CBMRS, afirmando que o diálogo da associação não é a partir de benefícios particulares, mas de um conjunto que trabalha em prol da sociedade. "Trabalhamos a partir do diálogo, vamos em busca de fontes e informações corretas, para poder passar a realidade para os nossos associados. Sabemos que inúmeras informações percorrem os grupos de Whats, mas quando nos manifestamos ou conversamos com os bombeiros militares de todas as regiões do Estado, certamente nossas informações já foram confirmadas ou endossadas pela Instituição".

Os 1° Tenentes destacaram que procuraram a ABERGS por entender que é preciso ouvir a entidade que no Estado representa Oficiais e Praças Bombeiro Militar, e que periodicamente está em reunião com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Afirmando que a ABERGS está sempre juntos dos militares, do Comando do CBMRS, e que é a voz de todos os Oficiais e Praças, para que todos possam construir juntos políticas que contemplem as necessidades dos militares e da Corporação.

Nesta 2° reunião os Oficiais Subalternos ratificaram que defendem a carreira militar e um plano próprio para o CBMRS aos moldes do Exército Brasileiro e demais Corpos de Bombeiros, sendo a ABERGS a entidade legítima para esta defesa.

O Coordenador Geral Adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, falou sobre a importância da união entre os militares e entidades para uma construção representativa ainda maior nas Assembleias Legislativas, Câmara Federal e Senado. "A ABERGS conhece a realidade do Corpo de Bombeiros de todo o país, e nós devemos ter a humildade de sair do nosso núcleo e seguir moldes que funcionam. Estive representando a associação recentemente no Fórum Nacional das Entidades representativas de Policiais e Bombeiros Militares no Espírito Santo, e lá juntos os agentes de segurança pública elegeram deputados estaduais, federais e senador, para ser voz e defender os seus direitos", afirmou.

Da ABERGS também participou o Coordenador Adjunto de Finanças, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, que reafirmou o compromisso da associação, sua missão institucional e a importância dos associados. "Não podemos ouvir aventureiros, a ABERGS é a entidade que representa os bombeiros militares do Estado e que trabalha diariamente para valorizar a atividade de bombeiro militar", disse.

A Associação está aguardando o cenário que envolve as legislações nacionais para debater a carreira com o Poder Executivo, como o próprio governador Eduardo Leite informou, que deverá chamar a ABERGS para debater os assuntos referentes ao Corpo de Bombeiros.