O 1º Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) realizou uma visita cortesia aos coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) nesta quarta-feira (6). Durante o encontro, a Associação agradeceu a presença do Comandante, ressaltando a luta realizada para que o CBMRS se tornasse uma instituição independente, e que o Comandante Geral fosse nomeado para que o processo de transição seja realizado conforme a identidade da Corporação.
Nas duas semanas em que está como Comandante Geral do CBMRS, o Coronel Cleber ressaltou que a motivação resume o trabalho desenvolvido neste período. “Assumimos a responsabilidade de fazer a diferença, e um dos nossos principais objetivos é com diálogo e transparência fortalecer os Comandos de Batalhões. Tenho imensa honra em na história do CBMRS ser o 1º Comandante, mas não podemos esquecer que a história desta instituição quem faz somos todos nós”, destacou o Comandante.
Para o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, a nomeação do Coronel Cleber é uma honra para a Associação e certamente para os bombeiros e bombeiras do RS. “Desde 2014 cobramos do Governo do Estado a escolha do Comandante Geral para o Corpo de Bombeiros. A ABERGS neste período de desvinculação serviu como uma ferramenta para fortalecer a Instituição Corpo de Bombeiros, e temos certeza que o Comandante não medirá esforços para contemplar os anseios do Soldado ao Coronel, consequentemente da comunidade gaúcha. Estamos à disposição do Comando para auxiliar em tudo o que for possível”, disse Ubirajara.
O Comandante ressaltou que acompanhará pessoalmente o processo de transição, e que irá construir a partir da coletividade um Corpo de Bombeiros ainda mais reconhecido. “Nosso legado se dará a partir de um trabalho voltado para todos, mas fundamentalmente de muita transparência e para isso contamos com o trabalho da ABERGS”, destacou o Comandante, convidando a Associação para participar de todas as reuniões com os Comandantes de Batalhão que ocorrerão periodicamente.
Ainda durante a conversa o Comandante reafirmou que a identidade da Instituição Corpo de Bombeiros será a partir da transparência, diálogo e legalidade. “A ABERGS percorre todo o Estado, e nós queremos informar e valorizar quem está na ponta, é preciso valorizar os Batalhões, e o Comando receberá com muita satisfação todas as demandas da ABERGS, porque sabemos que surgem a partir da relação de respeito e unidade com os bombeiros e bombeiras de todo o Rio Grande do Sul”.
Entrega de demandas
Durante o encontro a ABERGS aproveitou para entregar demandas ao Comando, assim como sugestões que podem auxiliar na solução das mesmas. Foi tratado com o Coronel Cleber as seguintes situações:
- Cargos vagos de 2º Sargento e 1º Tenente; - Remanejo das funções gratificadas da BM para o CBMRS; - Efetivo mínimo empregado no serviço; - Seminário de Bombeiras; - Vinda dos Cinófilos/Mergulhadores QPM-1 para o CBMRS; - Elaboração de legislação própria do CBMRS; - Boletim de movimentação; - Alunos Oficiais e Capitães com liminares; - Cursos de ascensão na carreira; - Transformação de Pelotão em Grupamento.
O Comandante recebeu as demandas e ressaltou que diversas já estão sendo encaminhadas e que as sugestões de solução da ABERGS serão levadas em consideração. “A ABERGS é um braço importante do Corpo de Bombeiros, temos uma relação muito boa e certamente trabalharemos com muito diálogo e transparência. As portas do Quartel do Comando Geral estarão sempre abertas para conversas francas, honestas e olho no olho com todas as entidades representativas”, disse o Comandante Coronel Cleber.
Participaram do encontro além do coordenador geral da ABERGS, o coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco; o coordenador de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira; o coordenador de secretariado adjunto, Soldado Nélvio da Silva Rodrigues; o coordenador de finanças, Soldado Eduardo Dellagnese de Aguiar; e o coordenador de finanças adjunto, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski. Do Comando do CBMRS estavam o Chefe do Departamento Administrativo, Tenente Coronel Darlan da Silva Adriano; e o Ajudante de Ordens do Comandante Geral do CBMRS, Capitão Darlen Silva Ribeiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva
Fotos: Camila Cardoso