Na tarde desta quarta-feira (14.09) a Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS recebeu em sua sede a visita da comissão do Corpo de Bombeiros do Paraná. Durante o encontro os coordenadores esclareceram como foi a participação e o envolvimento da ABERGS no processo de desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
"Mostramos o quão importante foi a mobilização e participação de todo o efetivo dos bombeiros na construção e realização deste sonho. O trabalho envolveu a sociedade, reuniões com gestores municipais, audiências públicas e muita interlocução com deputados e governo do Estado", disse o Tenente Coronel Ederson Franco, Coordenador Geral da ABERGS.
Fazendo uma análise do envolvimento da associação, os coordenadores ressaltam que todas as medidas adotadas foram com o intuito de proporcionar um CBMRS forte, atualizado tecnicamente, com equipamentos de alta performance e prestando um serviço de excelência para a sociedade gaúcha.
“Este momento é desafiador e desconhecido, porém quando se deseja andar com as próprias pernas, com a identidade do Corpo de Bombeiros, todos esforço é válido”, destacou o Coordenador de Secretariado Adjunto, 2º Sargento Nelvio Rodrigues.
A ABERGS deseja que o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, que hora está alinhando-se ao que preconiza a legislação, tenha a sua efetiva desvinculação da Polícia Militar, para que sigam caminhando de forma próspera, técnica e qualificada, apropriando-se da sua missão institucional de "Proteger a vida, o meio-ambiente o patrimônio, promovendo desenvolvimento social responsável e seguro".
“O envolvimento por parte de Oficiais e Praças, como o da comissão presente na sede da ABERGS, é fundamental para o apropriamento que se deseja”, afirmou o Coordenador de Finanças Adjunto, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski.
Do Paraná estavam presentes o Major Fabrício Frazatto dos Santos, o Major Sandro Rodrigues Geraldo, o Capitão Jefferson Batista Lopes e o 2º Sargento Adilson José Novachaelly.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros