Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, receberam na tarde desta quinta-feira (4) o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é o Chefe da Casa Civil Otomar Vivian. A primeira visita do governador ocorreu na sede da associação e teve como objetivo tratar sobre assuntos de interesse de Oficiais e Praças associados de todo o Estado.

Foram apresentadas pelos coordenadores uma série de demandas, tendo como mais urgentes:

• Carreira própria e forma de remuneração única (inclusão dos 222% de risco de vida no básico);
• Diárias dos Guarda-Vidas;
• Pagamento de auxílio de aquisição de uniforme, conforme legislação em vigor;
• Chamamento dos aprovados Soldados e Capitães;
• Código de ética do CBMRS;
• Criação de uma legislação que possibilite ao Bombeiro Militar da reserva da Brigada Militar optar pelo Corpo de Bombeiros do Estado do RS (CBMRS).

O Coordenador Geral da ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos, destacou a importância desta primeira visita do governador e do Chefe da Casa Civil. "Estamos honrados em poder entregar e tratar diretamente com o governador pautas oriundas de Assembleia Geral da ABERGS. A ideia foi apresentar os pontos prioritários, porém entregamos diversas outras demandas necessárias para o fortalecimento da Corporação Militar", destacando a necessidade de políticas públicas específicas para o CBMRS.

O Coordenador Adjunto de Finanças, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, destacou ainda que as demandas também são oriundas do Seminário Bombeiros que Queremos. “O que apresentamos não gera ônus para o Estado, e a viabilidade de realização em curto prazo é possível”.

O governador Eduardo Leite, afirmou que todas as demandas serão tratadas com a devida atenção que os bombeiros e bombeiras militares do Rio Grande do Sul merecem. “Algumas demandas nós não tínhamos conhecimento e a conversa com a ABERGS entidade que representa os Oficiais e Praças foi esclarecedora. Vamos tratar com cuidado a questão do Plano de Carreira, e as outras demandas que a entidade apresentou, inclusive nos apresentando possibilidades de solução que certamente serão muito bem analisadas por um grupo de trabalho que certamente será formado para solucionar o que for possível já neste próximo semestre”, disse o governador ressaltando que a visita faz parte de um roteiro de aproximação e diálogo com diversas entidades representativas.

A ABERGS reafirmou ao governador Eduardo Leite, que a associação está sempre disposta ao diálogo e a construção conjunta de políticas e ações que contribuam com o plano de segurança pública do Estado e do Comando do CBMRS, para que o serviço oferecido ao povo gaúcho seja cada vez mais ágil e de excelência.

Participaram da reunião os Coordenadores Geral e Geral Adjunto, 1° Sargento Ubirajara Ramos e Tenente Coronel Ederson Franco; o Coordenador de Finanças e o adjunto, Soldado Eduardo Dellagnese e Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski; além do Coordenador e Adjunto de Secretariado, Coronel Alexandre Teixeira e 2° Sargento Nelvio da Silva Rodrigues.